Projetos em Curso

PROJETO OSTRAQUAL

Melhorar e promover a qualidade da aquicultura de ostra na região do Sado e Mira. O projeto visa mapear os bancos de ostras naturais, medindo parâmetros no ambiente natural que podem influenciar a produção de ostras (água, sedimentos e outros organismos vivos) e estabelecer a relação com a qualidade do produto final medida por benefícios sensoriais e nutricionais. A relação entre as influências do ambiente natural, crescimento e ciclo de reprodução será estudada nos bancos naturais para definir os melhores períodos de colheita de sementes de ostras. Com base nos resultados do projeto, será possível desenvolver um modelo de gestão integrada baseado em boas práticas e na criação de material promocional que beneficie as empresas envolvidas na região. 149.932,16 €.

Parceiros: IPSetubal, IPBeja, IPMA e Neptunpearl, Lda, 023838 / SAICT / 02/2016, 2018-2019.

Equipa do IPS: Ricardo Salgado (Coordenador); Cédric Grueau; Ana Mata; José Dias Pereira; Helena Caria; Nuno Nunes; Dina Galhanas; Vitor Viegas; Teresa Costa.

Website: Ostraqual

 

PROJETO FINKIT

O projeto Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas (FinKit) concentra-se em ações para melhorar o nível de literacia financeira.

A literacia económica e financeira e a gestão da riqueza são o núcleo fundamental de competências básicas para melhorar o bem-estar financeiro dos indivíduos, bem como um contributo para a realização de uma cidadania ativa. Dominar este conjunto de competências pode ser crucial para grupos de baixos rendimentos impedindo que cruzem o limiar de pobreza, conseguindo uma melhor qualidade de vida. A importância de programas de educação financeira é amplamente reconhecida por governos e organizações internacionais. O projeto FinKit concentra-se em ações para melhorar o nível de literacia financeira, concebendo ferramentas específicas (brochuras, vídeos, jogos) que serão desenvolvidas no sentido de facilitar a ação de profissionais de terreno tais como, formadores / mediadores / voluntários, responsáveis de programas, decisores políticos, agências de desenvolvimento locais e agentes financeiros, de modo a transferir com êxito os conhecimentos sobre Literacia financeira. O projeto FinKit, financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus +, começou em novembro de 2015 e terá uma duração de dois anos.

Parceiros: CERP-Collegio Carlo Alberto (instituição líder); os INSEAD Serviços OEE de Dados (França), da Confederação Espanhola de Centros de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal); o Ufficio Pio da Compagnia di San Paolo (Itália). Os atores locais de cada país parceiro serão envolvidos.

Equipa do IPS: Agostinho Bucha (Coordenador); António Almeida; Cristina Gomes da Silva; Jorge Pinto (ESE).

Website: http://www.finkit-cerp.carloalberto.org/

 

PROJETO: O PAPEL DAS PROXIMIDADES NÃO ESPACIAIS NAS ALIANÇAS INTERNACIONAIS DE INOVAÇÃO – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

O objetivo principal da pesquisa é analisar a influência das proximidades no desempenho inovador em alianças internacionais. Diante disso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) Investigar quais proximidades não espaciais estão mais relacionadas com inovação tecnológica (produto e processo) e não-tecnológica (marketing e organizacional); (ii) Investigar os mecanismos de substituição das proximidades em inovações tecnológica e não tecnológica; (iii) Investigar como as empresas compensam o distanciamento geográfico para inovação tecnológica (produto e processo) e não tecnológica (marketing e organizacional); e (iv) Comparar as influências das proximidades em inovação das empresas brasileiras e portuguesas.

Parceiros: Simone Galina (Coordenadora - USP); Jessâmine Salvini.

Equipa do IPS: Teresa Costa (Coordenadora).

PROJETO: OBSERVATÓRIO DE ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

A Ética, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade Organizacional constituem três dimensões que marcam a atualidade económica e social e que, não poucas vezes, geram forte discussão. A Ética, frequentemente mencionada como característica intrínseca ao ser humano, tem emergido para a atualidade como dimensão social e de gestão, ao se refletir, por boas ou más razões, em muitas ações, decisões e comportamentos de personalidades públicas e outras menos conhecidas, sejam gestores, políticos ou demais profissionais com responsabilidade sobre a condução da economia e da sociedade. A Responsabilidade Social, ao nível das empresas e organizações tem sido vista como um ativo social importante na relação que, direta ou indiretamente, se estabelece com as pessoas e com o meio envolvente, nomeadamente o meio ambiente. Problemas como a poluição, o adequado uso dos recursos ou as relações com o ambiente, entre outros exemplos, constituem preocupações relativas ao futuro das pessoas e do planeta que refletem problemas que necessitam de ser abordados com urgência tendo em vista garantir um equilíbrio que se pretende seja natural. A Sustentabilidade Organizacional, hoje em dia analisada tendo em consideração três vertentes distintas, fortemente relacionadas entre si (económica, social e ambiental), tem emergido com mais preponderância dada a volatilidade da economia associada, por exemplo, às mudanças nos padrões funcionamento baseadas quer no desenvolvimento e uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação quer na crescente substituição do fator trabalho pela robotização. Qualquer uma das dimensões mencionadas, no contexto da Gestão, não constituem dimensões secundárias ou secundarizáveis relativamente à nossa vida, quer como profissionais quer como cidadãos. Ambas devem ter um papel ativo na formação e na postura das entidades individuais, pessoas, e coletivas, organizações económicas. Deste modo, importa monitorizar, analisar e acompanhar o modo como estas entidades evoluem e avaliam alguns índices ou indicadores que poderão evidenciar os níveis existentes associados a cada uma destas dimensões.

O projeto centra-se em disponibilizar à sociedade e à economia um barómetro com um conjunto de indicadores nos domínios da Ética, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade Organizacional que permitam aos cidadãos e à sociedade uma avaliação do estado atual da mesma nos domínios analisados (empresarial e outros).

Parceiros: Kazan State Technical University (Rússia); Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Campinas (Brasil); Universidade Politécnica de Cartagena (Espanha).

Equipa do IPS: Pedro Anunciação (Coordenador); João Rocha dos Santos.

 

PROJETO: A DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE FUNÇÕES: VANTAGEM OU RETROCESSO NA GRH NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO MULTICASO

Projeto de investigação sobre o impacto, em termos de vantagem ou retrocesso, da aplicação da técnica de análise e descrição de funções nos organismos públicos e, em particular, na administração local em resultado do último processo de reforma da administração pública portuguesa que se iniciou em 2002/2004. Este processo de reforma orienta-se por princípios que consolidam ou procuraram consolidar discursos e/ou práticas inovadoras de gestão provenientes do setor privado. Este estudo pretende aferir o contributo ou inibição da implementação desta “técnica” de GRH (na medida em que não é consensual a sua caracterização como uma verdadeira prática de GRH) na gestão de recursos humanos da administração pública local, em particular nas autarquias de Setúbal e Palmela. Paralelamente pretende apurar qual a sua validade intrínseca na interligação com outras práticas de GRH nos organismos públicos, designadamente ao nível do recrutamento e seleção, da avaliação de desempenho, das modalidades de gestão de carreiras, entre outras.

Equipa do IPS: Anabela Franqueira (Coordenadora); Célia Quintas.

 

PROJETO: PUBLICAÇÃO DE LIVROS 2.º CICLOS

O projeto visa divulgar junto dos atuais e potenciais estudantes, bem como das comunidades académica e empresarial envolvente, a qualidade da reflexão e investigação efetuada pelo corpo docente/estudantes e o valor da formação ministrada, servindo também como instrumento de promoção e divulgação da oferta formativa de mestrados da ESCE/IPS.

Equipa do IPS: Pedro Anunciação (Coordenador); Agostinho Bucha; Ana Bela Teixeira; Duarte Brasil; João Cordeiro; José Gaivéo; José Rebelo; Odete Pereira; Susana Silva; Teresa Costa.