Instalações e Equipamentos

Laboratório sense&motion - pain and motion research lab 

O laboratório sense&motion está alinhado com o compromisso de desenvolver investigação orientada para as necessidades dos utentes, através do desenvolvimento de soluções inovadoras na predição da resposta à patologia e ao tratamento, e que resultem na diminuição da incapacidade e na melhoria do estado de saúde e qualidade de vida dos utentes.

A principal área de estudo do laboratório é o processamento central da dor associada às patologias músculo-esqueléticas e reumáticas. Para isso o laboratório utiliza abordagens inovadoras no estudo integrado dos fatores sensoriais, psicossociais e motores como principais impulsionadores da experiência de dor. No geral, pretendemos:

Localizado na sala C1.17

Website: www.ess.ips.pt

 

Laboratório de Voz (Labvoz)

Advanced Vocal Function Laboratory (AVFL)

O LabVoz tem como missão a investigação e aprofundamento dos conhecimentos na área da voz falada e cantada. Esta missão está alinhada com as do IPS e ESS, preconizando o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da região de Setúbal e comunidade envolvente.

O objeto de estudo tem três dimensões: produção, perceção e modulação da voz, e áreas relacionadas; em dois eixos temporais: desenvolvimento ontogénico e evolução filogénica. Os resultados das investigações destinam-se à comunidade científica, em especial aos profissionais ligados à área da voz, e público em geral. Anualmente são patenteados vários produtos e produzidos vários artigos científicos em revistas internacionais.

Localizado na sala A2.12

Website: www.ess.ips.pt

 

Clínica Pedagógica de Terapia da Fala

A Clínica da Fala possui material de avaliação de competências de comunicação, linguagem e fala. Este material é comummente aplicado em estudos na área da linguagem e da cognição, das aprendizagens e do desenvolvimento natural, das necessidades comunicativas e da comunicação humana em geral, típica e atípica, desde a infância à idade adulta. 

Dispõe de equipamento informático (hardware e software especializados) adequado à realização de diferentes tipos de experiência psicolinguística e/ou cognitiva, permitindo o registo automático das respostas dos participantes e dos seus tempos de reação, quando confrontados com estímulos específicos, apresentados visual e/ou auditivamente. O espaço permite, ainda, a realização de entrevistas, avaliações e intervenções em Terapia da Fala.

Localizada na sala A2.06

Website: www.ess.ips.pt