Projetos em Curso

BUILD2050

O objetivo geral do projeto é contribuir para a melhoria da construção de edifícios saudáveis e sustentáveis a nível europeu através do desenvolvimento de uma formação integrada e transnacional.

Os objetivos específicos são:

(i) criar competências transversais no domínio da construção do conhecimento para desafios emergentes (numa perspetiva de 2050) através de uma formação integrada composta por 8 cursos dirigidos a estudantes e profissionais;

(ii) divulgar as respostas aos desafios da construção 2050 através da criação de uma plataforma com a compilação da informação gerada na formação pelos formadores, formandos e parceiros associados;

(iii) fomentar a partilha de conhecimentos e de desafios inovadores, através da criação de uma rede de parceiros europeus no domínio da construção (empresários, investigadores);

(iv) Promover novas formas de educação através da partilha de experiências / metodologias de desenvolvimento de formações integradas e transnacionais através de um Guia Europeu.

Além do Instituto Politécnico de Setúbal, são instituições parceiras do consócio a Universidade de Bolonha e o Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Atenas (Grécia), a Universidade de Bochum (Alemanha), a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia) e a Universidade de Tecnologia de Luleå (Suécia).

O projeto é  financiado pela Comissão Europeia.

Programa: Erasmus+

Financiamento global: 320.000 €

Duração:  fevereiro 2022 -  janeiro 2025

 

WISDom

Este projeto de investigação tem como objetivo o desenvolvimento de novos algoritmos e modelos que permitam extrair informação relevante desses dados, permitindo às EG apoiar a decisão e melhorar a gestão dos referidos sistemas, reduzindo perdas de água e garantindo o abastecimento de água em quantidade e qualidade. Para esse efeito, foi constituída uma equipa multidisciplinar que combina conhecimentos técnicos de sistemas de abastecimento de água com conhecimentos de ciências dos dados, de inteligência artificial e de matemática. O projeto é constituído por cinco tarefas principais: (1) análise exploratória de dados; (2) análise preditiva de consumos; (3) localização espacial de roturas; (4) identificação e antecipação de eventos anómalos; e (5)desenvolvimento de um protótipo e de recomendações para apoio à decisão.Todos os algoritmos e modelos desenvolvidos serão incorporados num protótipo que permitirá (1) tratar séries de dados e categorizar/tipificar consumidores, (2) prever consumos de água e parâmetros de qualidade, (3) detetar e localizar roturas e (4)identificar e caracterizar eventos anómalos (e.g., consumos ilícitos, roturas, desgaste do contador). Esta ferramenta permitirá não só a redução das perdas de água, melhorando a eficiência de utilização dos recursos hídricos e reduzindo os consumos energéticos associados, como também permitirá tornar os sistemas mais resilientes às alterações climáticas, na medida em que se desenvolvem modelos de previsão mais inteligentes, permitindo às EG preparar atempadamente planos de contingência para fazer face à ocorrência de eventos extremos, comos sejam as cada vez mais frequentes secas.

O projeto é coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e tem como parceiros o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, a Câmara Municipal do Barreiro, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Beja e a Infraquinta. 

O projeto é  financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Programa: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública 

Financiamento global: € 288,450 

Duração: janeiro 2019 - dezembro 2021, prorrogado até junho 2022

Referência: DSAIPA/DS/0089/201

Website

 

ARSus

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma argamassa de revestimento com incorporação de um resíduo proveniente dos complexos industriais da The Navigator Company – areias de leito fluidizado de caldeiras de biomassa. Simultaneamente, pretende-se contribuir para a desclassificação do resíduo, no âmbito no Regime Geral de Gestão de Resíduos, designadamente pelo instrumento Fim do Estatuto de Resíduo (FER).

Assim, pretende-se aferir se o resíduo satisfaz os requisitos técnicos para utilização como agregado na produção de argamassas de revestimento e se a sua utilização acarreta impactes globalmente adversos do ponto de vista ambiental ou da saúde humana. Pretende-se, também, fazer o estudo de viabilidade económica da argamassa, quantificando o mercado de argamassas de revestimento, e o estudo de impacte ambiental da argamassa, com recurso a ferramentas de Análise do Ciclo de Vida (ACV).

A preemência do estudo prende-se com a consciência da necessidade da utilização de resíduos, na qualidade de matérias-primas, de forma de diminuir os impactes ambientais e económicos da sua geração e contribuir para um desenvolvimento industrial sustentável. Assim, dois setores industriais, o setor da Pasta de Papel e o setor da Construção Civil, darão o seu contributo para o fluxo circular (cradle to cradle) que caracteriza a Economia Circular.

O projeto é  financiado pelo Instituto Politécnico de Setúbal.