Biografia
Sou comunicadora de ciência com uma forte formação em pesquisa na área da biologia. Atualmente, sou Professora Convidada na Escola de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora no ICNova. O meu trabalho concentra-se principalmente na busca de estratégias para desmistificar notícias falsas sobre ciência e para comunicar a evolução.
Licenciei-me em Biologia pela Universidade de Lisboa e segui um percurso na pesquisa em biologia evolutiva: fui estudante visitante na Universidade de Rochester, NY (1997-1999) e investigadora visitante na Universidade de Harvard (1999-2003), onde desenvolvi a pesquisa para o meu doutoramento. De volta a Portugal, recebi o doutoramento em Biologia pela Universidade de Lisboa e fui bolseira de pós-doutoramento no cE3c, Lisboa.
Paralelamente à investigação, os meus interesses em comunicar ciência a públicos mais amplos levaram-me a participar e a organizar atividades de comunicação científica. Fiz um Mestrado em Comunicação Científica (Universidade NOVA, Lisboa) e realizei um estágio na secção de ciência do jornal diário Público.
De 2019 a 2023 fui vice-líder de um grupo de trabalho de uma Ação COST (EuroScitizen – Construindo a Literacia Científica na Evolução na Europa), um projeto dedicado a encontrar as melhores estratégias para melhorar a literacia científica. Atualmente, lidero um pacote de trabalho num projeto Erasmus+ (SchoolFaN – Escolas contra Fake News para um Futuro Mais Fresco), uma iniciativa que visa capacitar professoras e professores a desenvolver projetos de ciência cidadã para detetar e desmascarar notícias falsas relacionadas com as alterações climáticas.
Sou também uma escritora de ciência freelancer e verificadora de factos de notícias científicas — descubro que escrever sobre ciência é tão emocionante quanto fazer ciência.