Biografia
Concluí o Mestrado em Engenharia Biomédica em 2009 na Universidade do Minho (Portugal) e o Doutoramento em Engenharia Biomédica em 2013 na mesma universidade. A minha área de especialização é a Biomecânica e, atualmente, concilio as funções de investigação e docência, sendo Investigador Integrado no IDMEC - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (desde 2017) e Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal (desde 2018). A minha experiência internacional em investigação inclui um período de pós-doutoramento no INSIGNEO - Universidade de Sheffield (Reino Unido), entre 2014 e 2017, e duas visitas de investigação à Universidade Tecnológica de Eindhoven durante a conclusão do meu doutoramento (em 2011 e 2013, respetivamente).
Os resultados da minha investigação incluem 28 artigos revistos por pares (nome de publicação: A. P. G. Castro). Estes representam um total de 681 citações, de acordo com a Scopus, para um índice h de 14. Os capítulos de livros (como primeiro autor) são no número de 3, e também participei como coeditor de 1 livro e editor convidado de 2 edições especiais em revistas revistas por pares. Sou/fui (co)orientador de vários alunos de licenciatura e mestrado, assistentes de investigação e 5 alunos de doutoramento. No que diz respeito ao ensino, sou atualmente o responsável por 8 unidades curriculares, tendo sido responsável por outras 3 unidades curriculares em anos anteriores, nas áreas de Engenharia Mecânica, Biomédica e de Materiais. Atualmente, sou coordenador da licenciatura em Tecnologia Biomédica no Instituto Politécnico de Setúbal (desde 09/2024), após ter completado um mandato (03/2023 a 08/2024) como coordenador da licenciatura em Engenharia Mecânica.
Recebi o primeiro prémio do prestigiado Prémio Jovem Investigador Prof. João Martins em Mecânica Aplicada e Computacional 2023, após duas menções honrosas em prémios nacionais. Sou muito ativo na comunidade de investigação, sendo membro da Sociedade Europeia de Biomecânica, onde participo em várias atividades, desde o programa de mentoria até ao júri dos prémios anuais de melhor doutoramento. Tenho estado envolvido na organização de vários eventos científicos e de divulgação, além de ser (co)organizador de sessões especiais em conferências internacionais, com destaque para a presidência do XI Congresso Nacional de Biomecânica, o maior evento de Biomecânica em Portugal. Sou também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica, desde junho de 2023. As minhas principais palavras-chave são: modelação de elementos finitos, disco intervertebral, modelação constitutiva, biomecânica, engenharia de tecidos e mecânica computacional.