Biografia
Carla Mendes Pereira, PhD, MSc, BSc (Hons), completou o seu doutoramento em Fisioterapia / Reabilitação na Faculdade de Saúde, Cuidados Sociais e Educação da St George's: University of London em 2017; obteve o seu mestrado em Ciências Educativas - especialização em ensino superior atribuído pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação em 2006 e graduou-se em Fisioterapia em 2002 pela Escola de Saúde de Alcoitão. É Professora Assistente na Escola de Saúde da Universidade Politécnica de Setúbal (ESS/IPS), Portugal.
As suas atividades atuais incluem: i) coordenação do curso de mestrado em Fisioterapia Neurológica Avançada; ii) membro do Conselho de Representantes da ESS/IPS; iii) membro do Conselho Técnico-Científico da ESS/IPS; iv) membro da Comissão de Ética da IPS. Anteriormente, teve também experiência como co-coordenadora do Centro de Investigação Interdisciplinar Aplicada à Saúde (2019-2023); presidente do Conselho Pedagógico da ESS/IPS (2014-17); coordenadora do curso de Fisioterapia de licenciatura (2016-17; 2010-11; 2005-08); membro do Conselho Académico da IPS (2014/17) e membro da comissão de garantia de qualidade da ESS/IPS (2014/17). É membro integrado do Centro de Investigação em Saúde Integral (CHRC) e da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Saúde. Atualmente, é a investigadora principal de 1 projeto financiado (b-able2) e investigadora no NOISyS; supervisiona alunos de mestrado e doutoramento. No seu currículo Ciência Vitae, os termos mais frequentes no contexto da produção científica e tecnológica são: AVC, cuidadores, educação, auto-gestão, empoderamento, prevenção secundária, doença de Parkinson, saúde digital, mHealth, triade, investigação qualitativa, meta-síntese, raciocínio narrativo, comunicação clínica, prática centrada no paciente, portfólio, internacionalização em casa, aprendizagem baseada em casos, aprendizagem ativa.