Cristina Gil

Biografia

Cristina Gil é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), onde co-coordena a Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (TILGP), além de ser cofundadora do Deaf Studies Lab (CECC). Doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Ciências Humanas, 2020), desenvolveu uma investigação transdisciplinar nos domínios dos Estudos de Cultura, Estudos de Utopia e Estudos Surdos, através da qual cunhou o neologismo Deaftopia, conceito que designa as representações e discursos utópicos presentes nas comunidades surdas e nos povos de língua gestual a nível global. Esta investigação foi financiada por uma bolsa integral de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, 2016-2020) e incluiu um período como investigadora visitante na Gallaudet University, em Washington, EUA.

O seu percurso académico inclui ainda um Diploma de Estudos Avançados em Línguas, Literaturas e Culturas, com especialização em Estudos Culturais (NOVA FCSH, 2014), um Mestrado em Comunidades Surdas, Educação e Línguas Gestuais (Universitat de Barcelona, 2010) e a Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (ESE-IPS, 2007), durante a qual realizou mobilidade Erasmus na Högskolan Väst, em Trollhättan, Suécia. Em 2013, foi reconhecida pela Universidade do Minho como formadora acreditada na área da Educação de Surdos e Educação Especial.

Os seus interesses de investigação incidem sobre a diversidade humana, com especial enfoque nas intersecções disciplinares entre os Estudos Surdos, História e Culturas Surdas, bem como nas epistemologias e ontologias surdas e nos Estudos da Interpretação e Tradução de Línguas Gestuais.