Efetividade e implementação de um programa de autogestão personalizado para prevenir recorrências e incapacidade e promover a saúde músculo-esquelética em utentes com lombalgia
Informação do projecto
Equipa de investigação
Main Researchers
Eduardo B. Cruz
O projeto “MyBack” pretende comparar a efetividade de um programa personalizado de autogestão para prevenção de recorrências e prática usual, relativamente à prática usual isolada, em pessoas com lombalgia e que recorrem aos cuidados de saúde primários, e simultaneamente avaliar a aceitabilidade, viabilidade e resultados de uma estratégia de implementação desenhada para facilitar a sua adopção entre utentes e profissionais de saúde, através de um estudo híbrido do tipo I, de efetividade e implementação, aleatorizado, controlado e multicêntrico.
Este projeto recorre a tipo de estudo, que privilegia o estudo da efetividade do “MyBack”, em contexto de cuidados de saúde primários. Na componente da efetividade, pretendemos determinar se o programa reduz a frequência e severidade das recorrências, o impacto na função, saúde músculo-esquelética e qualidade de vida, e investigar o seu custo-efetividade na perspetiva do prestador de cuidados, relativamente à prática usual. A aceitabilidade, viabilidade e resultados da estratégia de implementação desenhada para facilitar a adoção, implementação e sustentabilidade futura do programa será avaliada através métodos mistos. O estudo está desenhado para um horizonte temporal de 3 anos e alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente com o objetivo de reforçar a capacidade dos países para o alerta precoce, redução dos riscos e gestão de riscos nacionais e globais de saúde. O desenho deste estudo foi informado pelos estudos recentes da equipa de investigação, em particular, pelo estudo de implementação de tratamento estratificado em utentes com LG que recorrem aos cuidados de saúde primários (Projeto SPLIT) e um grande estudo de coorte observacional de base populacional (EpiReuma.PT).