Framework para o Marketing Turístico, orientado para a Inovação, Sustentabilidade e Interação

Informação do projecto

Estado do projeto A decorrer
Unidades de I&D+iResilience
Date 02-01-2022
Entidade Financiadora Fundação para a Ciência e Tecnologia
Financiamento 249.888,76 €
Referência SHIFT

Equipa de investigação

Main Researchers

Maria Teresa Gomes Valente da Costa

Investigadores

Rui Neves Madeira
Sandra Cristina Dias Nunes

Este projeto visa desenvolver um quadro teórico, com uma abordagem interdisciplinar, para um novo paradigma colaborativo de marketing digital no turismo, sendo desenvolvido em quatro fases: na primeira fase, a equipa trabalha na construção de cenários para o futuro do turismo; na segunda fase, terá uma abordagem indutiva com um desenho exploratório para desenvolver o novo quadro teórico; na terceira fase, com uma abordagem dedutiva utilizando métodos quantitativos, os modelos desenvolvidos serão empiricamente validados com os stakeholders de uma região específica do turismo - Área Metropolitana de Lisboa. Na quarta fase, será desenvolvido um protótipo de plataforma digital de apoio ao marketing colaborativo no Turismo. Os resultados esperados do projeto são teóricos e práticos.

Os resultados esperados do projeto são teóricos e práticos. Teoricamente, pretendemos contribuir para a literatura em turismo, empreendedorismo, estratégia e marketing através do desenvolvimento de um novo quadro teórico. A validação empírica dos modelos derivados desse quadro teórico trará também informações úteis para todos os agentes turísticos no sentido de uma abordagem colaborativa de marketing aos desafios atuais. Em termos práticos, o protótipo servirá como um passo para a sua futura aplicação por parte dos stakeholders do turismo.

A equipa criada para este projeto capaz de lidar com esta lacuna teórica e com a necessidade em termos práticos, reunindo uma vasta experiência em projetos de investigação competitivos. Os investigadores estão associados a centros qualificados pela FCT: CiTUR-Centro de Investigação e Desenvolvimento turístico; CEFAGE-Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia da Universidade de Évora ; CinTurs-Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve ; CMA-Centro de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Laboratório NOVA de Informática e Ciências Computacionais (NOVA LINCS) da Universidade NOVA de Lisboa. O projeto estará associado ao CITUR.