Systemic Solutions for Accelerating Digital Transition on non-STEAM areas

Informação do projecto

Estado do projeto A decorrer
Date 01-08-2024
Entidade Financiadora Plano de Recuperação e Resiliênica
Financiamento 1.303.887,16 €
Referência MERIDIES 2

Equipa de investigação

Main Researchers

José Luís Estrelo Gomes de Sousa

O Projeto MERIDIES 2, desenvolvido no âmbito da proposta apresentada ao "Programa Impulso - Consórcio MERIDIES" (expressão em latim que significa Sul), reúne um grupo de instituições de Ensino Superior (IES) fortemente comprometidas com o desenvolvimento do território onde estão estabelecidas. Este consórcio é composto pelo Instituto Politécnico de Portalegre (coordenador), o Instituto Politécnico de Santarém, o Instituto Politécnico de Setúbal e o Instituto Politécnico de Beja.

A melhoria das aptidões digitais é assegurada através de um programa de formação abrangente, focado em três áreas específicas: Informática, Produção Audiovisual e Energia e Automação. O objetivo é aumentar a capacidade de formação em áreas com menor procura.

Este projeto alinha agendas, objetivos e recursos para aumentar a cooperação sustentável e a competitividade, com foco no reforço das competências em benefício da economia, da sociedade e do meio ambiente. As áreas mencionadas são organizadas com base na inovação pedagógica e sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento regional e nacional em conformidade com os padrões da OCDE. Isso abrange não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o bem-estar e a qualidade de vida, contribuindo para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.