Tratamento estratificado para indivíduos com dor lombar nos cuidados de saúde primários
Informação do projecto
Equipa de investigação
Main Researchers
Eduardo B. Cruz
O projeto SPLIT visa modificar a prática dos médicos de medicina geral e familiar e dos fisioterapeutas através de um sistema inovador de referenciação para tratamento de fisioterapia de pacientes com dor lombar. Este sistema aloca os pacientes a um de três subgrupos, com base no "Keele Start Back Tool", que estratifica os indivíduos em categorias de risco de desenvolverem sintomas persistentes e incapacitantes.
O projeto baseia-se num estudo prospectivo de pré e pós-teste, compreendendo três fases: 1) avaliação das atitudes e comportamentos dos médicos de medicina geral e familiar e dos fisioterapeutas relativamente à dor lombar, caracterização da prática usual, custos e resultados clínicos; 2) capacitação dos médicos de medicina geral e familiar e dos fisioterapeutas para implementar o novo modelo de referenciação e tratamento de fisioterapia baseada em subgrupos; 3) reavaliação das atitudes e comportamentos dos médicos de medicina geral e familiar e dos fisioterapeutas, do processo de cuidados, resultados clínicos e custo-efetividade após a implementação do novo sistema.
O projeto é uma colaboração entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, a NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e o ACES Arrábida. Pretende-se alterar práticas e otimizar resultados clínicos e custo-efetividade, integrando conhecimento produzido a nível internacional. Adicionalmente, visa responder aos desafios sociais atuais da elevada prevalência e impacto da DL, através da implementação de serviços de saúde especializados e investigação clínica associada. O projeto pretende criar valor no contexto do ACES Arrábida e transferir conhecimento e práticas para outros contextos.