Dissertações

Dissertação Mestrado

2021

Sofia Avelães Coelho Macedo de Almeida, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Estudos de Biorremediação de Hidrocarbonetos”, 19 de julho de 2021.

L.C.V Amaro, relatório do estágio do curso de licenciatura em Bioinformática, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, subordinado ao tema “OLIVESIM – Implementação computacional de modelos aplicados a artrópodes predadores de pragas da oliveira”, 2021

D.M.F. Almeida, relatório do estágio do curso de licenciatura em Bioinformática, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, subordinado ao tema “Análise de dados de biodiversidade de artrópodes associados ao olival”, 2021

Diogo Vicente, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS subordinada ao tema “Produção e utilização de “biochars” a partir de lamas de ETAR no tratamento de lixiviados de aterros sanitários”. O estágio foi realizado no Grupo de Materiais para Adsorção e Catálise - LAQV/REQUIMTE, na Universidade Nova de Lisboa, no ano letivo de 2020/2021.

Magda Almas, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS subordinada ao tema “Formação em contexto de trabalho em laboratório na Indústria Farmacêutica”. O estágio foi realizado na empresa Generis Farmacêutica SA, no ano letivo de 2020/2021.

Kateryna Cherevko, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS subordinada ao tema “Determinação da massa molecular média de copolímeros de acrilonitrilo por viscosimetria capilar”. o Local do estágio: SGL composites, S.A, 18 de maio de 2021.

João Rúben Pontes Correia, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Racionalização de Solução Amoniacal tratada e incorporação no ciclo de produção da Amónia”, desenvolvido na ADP Fertilizantes, S.A., 14 de dezembro de 2021.

Carina Isabel Esperança Marques, Dissertação do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Cultivo da microalga Scenedesmus sp. utilizando um fotobiorreator e resíduos agroindustriais para obter biomassa”, desenvolvida na ESTBarreiro/IPS (CIQuiBio/IPS), 7 de dezembro de 2021.

Jéssica Andreia Gonçalves do Vale Ferreira, Dissertação do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Sistemas Naturais de Tratamento de Águas Residuais”, desenvolvida na ESTBarreiro/IPS (INCITE/IPS), 6 de dezembro de 2021.

Francisco de Água Rosada Garcia, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Clonagem e expressão de proteínas de ligação à penicilina de Pseudomonas aeruginosa”, desenvolvido no Centro de Química Estrutural, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, 18 de novembro de 2021.

2020

Flávia Inês de Sousa Franco, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Modeling of a Hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources”, desenvolvida em colaboração com a Direção Geral de Energia e Geologia, 30 de outubro de 2020.

Bernardo Pinto Batista, Relatório de estágio do CTeSP em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, subordinado ao tema “Análise de metais pesados em salmão do Atlântico e validação do método de espetroscopia atómica de emissão de plasma induzido-espetrometria de massa”, setembro de 2020

 

2019

Dário Rosa, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Estudos de processos MEOR - Técnicas avançadas de recuperação avançada de petróleo com microrganismos”, 19 de dezembro de 2019.

Diogo Miguel Araújo Batina Magalhães, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Utilização de enzimas para a produção de Biodiesel”, desenvolvida no IST (Bioengineering Research Group), 24 de janeiro de 2019.

Bárbara Filipa Agostinho Albuquerque, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Production and characterization of proteins from interleukin-9 signalling system”, desenvolvido no Institute of Biotechnology Academy of Sciences of the Czech Republic (IBT), 20 de dezembro de 2019.

Catarina Alexandra Oliveira Domingos, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Photobiology of light-sensitive transcription factors”, desenvolvido no Institute of Biotechnology Academy of Sciences of the Czech Republic (IBT), 20 de dezembro de 2019.

Ana Rita Mendes de Castro Coelho, Dissertação do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Regulatory functions of sigma factos of RNA polymerase SigH and SigE in Corynebacterium glutamicum”, desenvolvida no Institute of Microbiology of the Czech Academy of Sciences, 18 de dezembro de 2019.

David Miguel Martins Sousa, Dissertação do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Valorização de resíduos da indústria agroalimentar para produzir SCP através da cultura de microalgas”, desenvolvida na ESTBarreiro/IPS (CIQuiBio/IPS), 16 de dezembro de 2019.

Ana Cláudia Flores Gonçalves, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Calibração e Qualificação - Controlo da Qualidade”, desenvolvido no IBERFAR - Indústria Farmacêutica, S.A., 13 de dezembro de 2019.

Adrielly Stefany da Silva Carreira, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Impacto de Aditivos nas Propriedades Físicas do Xarope Acrílico”, desenvolvido na SGL Composites, S.A., 2 de outubro de 2019.

Inês Coimbra, Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS subordinada ao tema: “Support in Microalgae Pilot Scale Production Plant”, . O estágio foi realizado na empresa A4f SA, no ano letivo de 2018/2019

Timóteo Alexandre Pessane Júnior, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Desenvolvimento Piloto de Fibras Acrílicas Resistentes à Chama”, desenvolvido na SGL Composites, S.A., 23 de setembro de 2019.

Rui Filipe Arsénio Cardoso, Dissertação do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Desenvolvimento de elétrodos de fibra de carbono modificados para baterias ou supercondensadores”, desenvolvida na FISIPE, S.A., 17 de janeiro de 2019.

 

2018

João Pedro Silva, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Avaliação da utilização do reagente Casework Direct na análise genética de rotina de amostras forenses”, desenvolvido no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, 18 de dezembro de 2018.

Patrícia Sofia Sanches Ferreira, Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinado ao tema “Desenvolvimento de Fibras Acrílicas Retardantes de Chama”, desenvolvido na FISIPE, S.A., 13 de dezembro de 2018.

Cláudio Daniel Martins Franco, Dissertação do Mestrado em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS, subordinada ao tema “Modelação Matemática das Espécies Oxidantes e Nitrosantes em Sistemas Biológicos”, desenvolvida no Centro de Química Estrutural, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, 29 de novembro de 2018.

 

Estágio curricular (Licenciatura)

2021

Brenda Aline Fortunato Gaspar Cabanga, relatório do estágio do curso de licenciatura em Engenharia Química, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do InstitutoPolitécnico de Setúbal, subordinado ao tema “Recuperação de metais preciosos de soluções ácidas”. O estágio foi realizado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, fevereiro de 2021.

Maria Alice Mateus Diogo, relatório de estágio do curso de licenciatura em Engenharia Química, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, subordinado ao tema “Recuperação de metais de efluentes da indústria de galvanização”. O estágio foi realizado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, fevereiro de 2021