Projetos Concluídos

DECIdE

O projeto DECIdE consiste no desenvolvimento de uma plataforma informática que integre os dados provenientes dos diferentes sistemas de informação (SI) e a inclusão de ferramentas para o apoio à tomada de decisão. O projeto terá três atividades principais, nomeadamente, A1 - Caracterização dos sistemas de informação; A2 - Desenvolvimento da plataforma;e A3 - Desenvolvimento de relatórios. Na primeira atividade far-se-á o levantamento e caracterização dos diferentes sistemas de informação existentes nas EG parceiras do projeto. Para além disso, far-se-á uma avaliação dos dados recolhidos pelos diferentes SI e o respetivo processo de recolha de dados. Na segunda atividade far-se-á o desenvolvimento da plataforma informática, em código aberto, que integrará os dados provenientes dos diferentes SI identificados na primeira atividade e de ferramentas de análise, como por exemplo, para o cálculo de balanços hídricos. Finalmente, na última atividade elaborar-se-ão os manuais do utilizador e outro de recomendações e boas práticas para uma gestão eficiente na informação. Servirão para apoiar as EG desde o planeamento, à aquisição,organização e manutenção de informação eficiente e eficaz e que garanta a sua sustentabilidade a longo prazo.Todas as atividades terão o acompanhamento das EG parceiras do projeto, uma vez que são os utilizadores finais da plataforma

O projeto é coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e tem como parceiros o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Superior Técnico e as Câmaras Municipais do Barreiro, de Reguengos de Monsaraz,  de Palmela e de Montemor-o-Novo.

O projeto é cofinanciado pelos Programas Operacionais Regionais Lisboa 2020 e Alentejo 2020, na componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Programa: Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológico

Financiamento global: € 127,179 

Duração: Janeiro 2018-Julho 2019

Referência: SAICT-POL/24135/2016 | LISBOA-01-0145-FEDER-024135

 

AGIR

O projeto AGIR – Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020)  a Operação 1.0.1 – Grupos Operacionais coordenado pela FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal. O projeto tem como objetivos principais a criação de um sistema de indicadores para a avaliação e gestão da eficiência do uso da água e da energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas e o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de fácil utilização pelas entidades gestoras, para diagnóstico das ineficiências dos sistemas e para apoio à identificação de medidas de melhoria da eficiência de uso da água, da eficiência energética e de potencial de recuperação de energia.

O Grupo Operacional é constituído por 12 parceiros. Para mais informações consulte o website, aqui.