Investigadora do IPS apresenta estudo sobre nanoplásticos na conferência Materiais 2025

Investigadora do IPS apresenta estudo sobre nanoplásticos na conferência Materiais 2025

Friday, 25 the July the 2025
Share

Susana Piçarra, investigadora e docente da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/IPS, apresentou no último mês de julho, na conferência MATERIAIS 2025, que decorreu em Lisboa, um trabalho de investigação que demonstra a presença de nanoplásticos em alfaces irrigadas com águas de diferentes proveniências (água da torneira e águas residuais tratadas).

Para este estudo, foram adicionadas partículas de polimetilmetacrilato (utilizado como modelo de nanoplástico), a estas águas, de forma isolada ou combinados com metais tóxicos, nas concentrações legais máximas. A equipa de investigação detectou posteriormente a presença destes contaminantes quer em plântulas e radículas de sementes recém-germinadas, quer em alfaces adultas, verificando ainda que afetavam o desenvolvimento destas plantas. Os resultados, ainda que preliminares, revelam interações inesperadas entre nanoplásticos e metais, com impacto na absorção de poluentes e nos mecanismos de resposta das plantas.
Os nanoplásticos são partículas com menos de 1 nanómetro (1 milionésimo de milímetro), e que resultam da degradação progressiva de plástico, no ambiente. Por terem um tamanho tão reduzido, não são filtrados nos sistemas convencionais e conseguem penetrar em tecidos vivos, sendo absorvidos facilmente pelas plantas, por exemplo, e entrando na cadeia alimentar do ser humano.