Investigadora do IPS apresenta estudo sobre nanoplásticos na conferência Materiais 2025
Friday, 25 the July the 2025Susana Piçarra, investigadora e docente da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/IPS, apresentou no último mês de julho, na conferência MATERIAIS 2025, que decorreu em Lisboa, um trabalho de investigação que demonstra a presença de nanoplásticos em alfaces irrigadas com águas de diferentes proveniências (água da torneira e águas residuais tratadas).
Para este estudo, foram adicionadas partículas de polimetilmetacrilato (utilizado como modelo de nanoplástico), a estas águas, de forma isolada ou combinados com metais tóxicos, nas concentrações legais máximas. A equipa de investigação detectou posteriormente a presença destes contaminantes quer em plântulas e radículas de sementes recém-germinadas, quer em alfaces adultas, verificando ainda que afetavam o desenvolvimento destas plantas. Os resultados, ainda que preliminares, revelam interações inesperadas entre nanoplásticos e metais, com impacto na absorção de poluentes e nos mecanismos de resposta das plantas.
Os nanoplásticos são partículas com menos de 1 nanómetro (1 milionésimo de milímetro), e que resultam da degradação progressiva de plástico, no ambiente. Por terem um tamanho tão reduzido, não são filtrados nos sistemas convencionais e conseguem penetrar em tecidos vivos, sendo absorvidos facilmente pelas plantas, por exemplo, e entrando na cadeia alimentar do ser humano.