FCT abre candidaturas ao Concurso DEFESA + CIÊNCIA 2025
Informação da Candidatura
Estão abertas as candidaturas ao Concurso DEFESA + CIÊNCIA – Projetos Exploratórios 2025, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em parceria com o Instituto da Defesa Nacional (IDN).
Este concurso pretende apoiar projetos que reforcem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em áreas estratégicas para a Defesa Nacional, promovendo a aproximação entre o Sistema Científico e Tecnológico e as Forças Armadas, estimulando a economia de defesa e fomentando abordagens multidisciplinares que respondam a desafios da sociedade no domínio da segurança e defesa.
As propostas devem enquadrar-se numa das três áreas temáticas prioritárias definidas no aviso do concurso.
Cada projeto pode ter uma duração máxima de 18 meses e deverá obrigatoriamente apresentar dois ou mais beneficiários, incluindo pelo menos uma entidade não empresarial do Sistema de Investigação e Inovação (como instituições de ensino superior, centros de investigação ou laboratórios) e uma entidade tutelada pelo membro do Governo responsável pela área da Defesa Nacional.
O financiamento máximo por projeto é de 50 000 €. Neste apoio, aplica-se a opção de custos simplificados na modalidade de montante fixo (lump sum).
Detalhes da Candidatura
30-12-2025
10-03-2026
FCT
Duração2 meses 8 dias
ProgramaDefesa + Ciência 2025