Notícias

Uma equipa de investigação da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, da qual fazem parte Marco Jardim, Diogo Moço, João Sabido e Lúcia Domingues, publicou os resultados de um estudo sobre um programa de fisioterapia multimodal, que teve a duração de seis semanas. Este estudo teve como objetivo analisar e descrever a evolução clínica de 15 pacientes com dor cervical crónica inespecífica (DDCI), prevendo-se que possam contribuir para que os profissionais de saúde, na área da fisioterapia, possam tomar decisões mais informadas no tratamento de pacientes com DDCI, para além de ser um importante contributo para futuros ensaios clínicos nesta área.

Dirigido a investigadores, profissionais e estudantes, este evento pretendeu constituir um espaço de partilha de conhecimento entre pares, dando a conhecer boas práticas, novos estudos e tecnologias inovadoras, ao mesmo tempo que procurou fomentar a consciencialização do público, comunidades e organizações para as várias dimensões da qualidade de vida.

De 6 a 7 de março de 2025, a Vidzeme University of Applied Sciences acolheu a Assembleia Geral do projeto europeu E³UDRES² Ent-r-e-novators, que visa fortalecer a capacidade de investigação e inovação das instituições de ensino superior parceiras e seus ecossistemas associados. Durante os dois dias de reuniões, os seis parceiros do projeto avaliaram o progresso dos trabalhos.

Uma equipa do IPS constituída por Luís Coelho, Nuno Pereira e José Maia, docentes e investigadores da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Fátima Serralha, Raquel Duarte, e Marco Marques, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Sandrina Moreira, da Escola Superior de Ciências Empresariais, e Giriane Rocha, bolseira do projeto, deslocou-se ao Tecnopolo de Sines, no dia 18 de fevereiro, para uma visita às instalações do projeto Hylab.

Teve início, em janeiro de 2025, o projeto Advancing Sustainability and Technology in Tourism, Hospitality, and Services Studies through Strategic Industry Partnerships (SIPAS), financiado pelo programa ERASMUS+, que será levado a cabo por um consórcio do qual fazem parte a Universidade de Ciências Aplicadas de Vidzeme (coordenador do projeto), na Letónia, o Instituto Politécnico de Setúbal, em Portugal, a Universidade de Pondicherry e o Instituto Nacional de Gestão do Turismo e Hospitalidade, na Índia, e conta ainda com a participação de cinco parceiros empresariais.

O Instituto Politécnico de Setúbal conquistou o reconhecimento da Comissão Europeia pelas boas práticas de valorização do conhecimento, designadas por Radar de Valorização do Conhecimento. Esta é uma estratégia global, que inclui a valorização do conhecimento no âmbito local, nacional, regional e internacional, envolvendo diferentes stakeholders, e que reflete as estratégias do IPS para a transferência de conhecimento para a sociedade.

Terminou, no dia 31 de janeiro de 2025, o projeto ERASMUS+ "Formação para Edifícios Sustentáveis e Saudáveis para 2050 (BUILD2050)” (2021 1 PT01 KA220 HED 000032138). Este projeto teve como objetivo a promoção de uma melhoria na construção, renovação e operação de edifícios sustentáveis, na Europa, através do desenvolvimento de ações de formação na área da construção sustentável, capacitando profissionais para que desenvolvam edifícios que promovam o bem-estar, a saúde e a sua sustentabilidade.

Os docentes investigadores do IPS, membros da equipa do projeto Erasmus+ BUILD2050, Susana Lucas (coordenadora do projeto e docente da ESTBarreiro), Júlia Justino (membro colaborador do MARE e docente da ESTSetúbal), Silviano Rafael (membro colaborador do MARE e docente da ESTSetúbal) e Nelson Carriço (coordenador do RESILIENCE e docente da ESTBarreiro), juntamente com investigadores da Grécia, Itália e Polónia, publicam artigo sobre novas abordagens educacionais no âmbito do sector dos edifícios sustentáveis.

The RESILIENCE Center is delighted to announce an inspiring talk, "How to make a faculty at a university of applied sciences more research-focused? – Practical Experience," featuring Professor Tobias Knedlik from Fulda University of Applied Sciences.

25 de novembro de 2024Resilience Writes

No dia 18 de julho de 2024, às 14h30, o RESILIENCE - Centro para a Resiliência Regional e Sustentabilidade, irá promover uma talk intitulada "Ferramentas de IA na Investigação Científica: Potencial e Práticas" com Karla Menezes

No dia 9 de julho de 2024, às 12h30, o RESILIENCE - Centro para a Resiliência Regional e Sustentabilidade, irá promover uma talk intitulada "A Alquimia e a Transdisciplinaridade como Elementos Chave na Construção de Projetos de Investigação Aplicada" com Américo Mateus

No próximo dia 2 de julho de 2024, às 11h, o RESILIENCE - Centro para a Resiliência Regional e Sustentabilidade, irá promover uma talk intitulada "Como Publicar um Artigo Científico", com o professor Álvaro Dias.

Através de duas técnicas geofísicas, a indução eletromagnética e a tomografia de resistividade elétrica, o grupo de investigadores portugueses mediu a condutividade elétrica dos solos e, a partir destas medições, avaliou a salinidade dos solos.

19 de abril de 2024RTP Visita Casa Sustentável

O projeto BUILD2050 - Training for Sustainable and Healthy Building for 2050 foi objeto de uma reportagem no programa Portugal em Direto (entre 8’48’’ e 15’40’’), da RTP, no dia 01 de novembro de 2023.

Realizou-se nos dias 9 e 10 de novembro, uma reunião do projeto europeu REDWine, na Casa da Baía em Setúbal, onde foram discutidos os progressos realizados até à data, de acordo com os objetivos estabelecidos no projeto

No âmbito do projeto E³UDRES² Ent-r-e-novators foram gravados pela equipa do IPS dois Podcasts para a série E3UDRES2 Entrenovators Citizen Science Chronicles, que é constituida por entrevistas com especialistas em Ciência Cidadã, da Aliança Universitária Europeia E³UDRES².