O RESILIENCE é um centro de investigação multidisciplinar, suportado em duas grandes áreas, a gestão e as ciências e tecnologias da terra e do ambiente. Tem como missão fomentar soluções inovadoras e práticas sustentáveis que ampliem a resiliência e a sustentabilidade das regiões, tanto a nível nacional como internacional, respondendo de forma proativa aos desafios contemporâneos e emergentes, através de parcerias colaborativas com organismos públicos e/ou privados, de modo a maximizar o impacto e a relevância da sua investigação.
O RESILIENCE tem quatro áreas de investigação:
- Gestão Resiliente e Sustentável
- Tecnologias Sustentáveis
- Riscos e Vulnerabilidade
- Sociedade, Educação, Comportamentos e Competências para a Sustentabilidade
Contacto: resilience@ips.pt
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/resilience-ips/
Os objetivos do RESILIENCE são:
- Fomentar e desenvolver a investigação científica multidisciplinar nas áreas definidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT);
- Criar um ambiente propício às atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) como por exemplo, criação de infraestruturas e participação em redes internacionais;
- Promover a investigação, inovação e internacionalização, motivando os seus membros a conceber e desenvolver projetos inovadores e a oferecer serviços especializados que atendam às necessidades da comunidade, com ênfase na colaboração com entidades regionais;
- Promover o intercâmbio com outras instituições congéneres, através do estabelecimento de parcerias de âmbito nacional e internacional;
- Disseminar e transferir o conhecimento científico e tecnológico, resultante da investigação desenvolvida, como por exemplo, a publicação de artigos científicos, o registo de patentes, marcas ou outros produtos de natureza científica.
Nos próximos 5 anos o RESILIENCE pretende contribuir para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
O RESILIENCE tem os seguintes órgãos:
- Comissão Executiva, constituída por um/a Coordenador/a e dois/duas Subcoordenadores/as, é o órgão responsável pela gestão estratégica, administrativa e financeira do RESILIENCE.
- Comissão Científica, composta por todos os membros integrados do RESILIENCE, é o órgão consultivo que delibera sobre orientações de I&D+i e assegura os padrões de qualidade e relevância das atividades desenvolvidas pelos membros do RESILIENCE.
- Equipas de Projeto, são grupos de trabalho que desenvolvem investigação em áreas temáticas alinhadas com os objetivos do RESILIENCE, sendo cada equipa coordenada por um membro integrado doutorado, que tem como responsabilidade a gestão das atividades e a articulação com a Comissão Executiva.
- Comissão Externa de Acompanhamento Científico, composta por 3 a 5 especialistas de reconhecido mérito, externos ao Politécnico de Setúbal, é o órgão consultivo e de avaliação que monitoriza a qualidade e o impacto das atividades do RESILIENCE.
Anexos
Infraestruturas
Laboratório – Informática | ESCE
LogisticsLAB - Laboratório de Logística do IPS | ESCE | Laboratório D2.23
Laboratório que visa aproximar a academia dos parceiros tecnológicos e empresariais, numa abordagem problem based learning, pelo que é um espaço de partilha de tecnologia e soluções atualmente aplicadas no tecido empresarial.
Laboratório em Contabilidade e Finanças | ESCE | Laboratório D2.19
Laboratório em Contabilidade que procura impulsionar o desenvolvimento de atividades conjuntas, entre a Academia e as Empresas, e dotar os estudantes de competências acrescidas, fundamentalmente através do contacto real com as melhores práticas existentes nas organizações.