Parceria Europeia para a Economia Azul lança concurso de I&D

Informação da Candidatura

A Sustainable Blue Economy Partnership abre candidaturas para projetos com foco na digitalização e inovação para ecossistemas marinhos resilientes, empresas e comunidades, reforçando a competitividade da economia azul da União Europeia; agricultura sustentável, circularidade da bioeconomia azule inovações para pequenas pescas (com impacto reduzido) ou o desenvolvimento de infraestruturas marinhas multi-uso, gestão do uso do mar, planeamento marítimo, entre outros temas.

Podem concorrer Instituições de ensino superior, unidades e centros de investigação e desenvolvimento, laboratórios associados ou internacionais com sede em Portugal ou Instituições privadas sem fins lucrativos cujo objetivo principal seja I&D.

Os consórcios devem incluir pelo menos três parceiros de três países diferentes. O financiamento máximo para consórcios liderados por uma entidade portuguesa é de 250 000€, e 150 000€ caso seja parceira.

Este programa estará aberto em duas fases, terminando a primeira (de pré-propostas) a 17 de novembro de 2025, e a segunda a 17 de junho de 2026.

A Sustainable Blue Economy Partnership, parceria co-financiada pela Comissão Europeia ao abrigo do Horizonte Europa visa fomentar uma economia azul, que seja neutra em carbono, sustentável, produtiva e competitiva.

Detalhes da Candidatura

Abertura

24-09-2025

Encerramento

17-11-2025

Duração

1 mês 24 dias