Biografia
Carla Amarelo Santos é doutorada em Engenharia do Ambiente desde 29 de maio de 2014, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Atualmente é docente do Ensino Politécnico, na área de Biotecnologia, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do IPS.
Fez investigação em biorrefinarias de microalgas para obter biocombustíveis (biodiesel e biogás) na Unidade de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em Lisboa.
É especialista em cultivo microbiano em biorreatores (fermentadores e fotobiorreatores) para vários microrganismos que crescem em condições heterotróficas ou fotoautotróficas.
Lidera o work package 2 no projeto REDWINE com financiamento H2020, com foco na valorização de efluentes líquidos vinícolas através de microalgas, de 2021 e até 2025.
Coordenou um projeto exploratório do Politécnico de Setúbal, denominado ProteAlgaFeed com foco na valorização de resíduos sólidos de agroindústrias para produção de meios nutritivos líquidos para microalgas, de 2020 a 2022. Participou no Projeto SIMBIOALGA financiado pela FCT, de 2011 a 2014.
Publicou 8 artigos científicos em revistas científicas internacionais, apresentou 12 comunicações orais e 12 posters em conferências científicas internacionais.