Biografia
Francisco Carreira foi professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (Portugal) de 1987 a 1995, lecionando nas áreas de contabilidade financeira, contabilidade de gestão e auditoria. Desde 1995, ocupa um cargo docente no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal), onde leciona contabilidade financeira, auditoria, fiscalidade e informação financeira.
Possui o título académico de Agregado, um doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), bem como um mestrado e uma licenciatura em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Francisco Carreira é membro ativo do Centro de Investigação em Ciências Empresariais (Instituto Politécnico de Setúbal) e do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (Instituto Politécnico do Cávado e Ave), ambos sediados em Portugal. É autor de inúmeros artigos científicos e capítulos de livros em áreas como fiscalidade ecológica, auditoria, relato financeiro, responsabilidade social, ética e o papel dos contabilistas.
É revisor de várias revistas académicas e conferências científicas e participa em comissões de exame para defesas públicas de doutoramentos e mestrados. Além disso, é avaliador especialista da Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
No Instituto Politécnico de Setúbal, desempenhou funções de liderança, incluindo vice-presidente do Conselho Científico e vice-diretor da Escola de Ciências Empresariais.