Audit Furnace
Informação do projecto
Estado do projeto
Terminado
Unidades de I&D+iMARE
Date
01-02-2017 to 31-10-2020
Entidade Financiadora
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Financiamento
804.280,2 €
Referência
AuditF
A auditoria energética constitui uma oportunidade para as empresas otimizarem os seus consumos energéticos, melhorando a sua competitividade. Esta atividade, que consiste na realização de medições e na aplicação de formulações termodinâmicas de modo a caracterizar os balanços energéticos e mássicos, permite avaliar o desempenho energético de sistemas industriais.
Neste projeto, denominado “Audit Furnace” e direcionado para a avaliação de fornos industriais, pretende-se aprofundar ainda mais a abordagem técnico-científica das auditorias energéticas através da investigação e desenvolvimento de um modelo físico-matemático de simulação inteligente, modelo de ordem reduzida, incorporado numa ferramenta informática acessível via web que permita uma análise expedita dos processos de combustão, mecânica de fluidos e transferência de calor, assim como a análise do impacto de uma ou mais medidas de melhoria da eficiência energética.
Visando a criação de uma ferramenta suficientemente ampla e com grau de precisão elevado, o modelo será afinado na adaptação a geometrias diferenciadas de fornos e na modelação física dos diferentes processos recorrendo a dados de medições em ambiente real e simulações detalhadas de CFD para casos de teste selecionados. Com recurso a modelos matemáticos de aprendizagem o modelo será validado com a modelação dos desvios dos resultados e o ajuste de parâmetros relevantes.
O consórcio promotor deste projeto reúne competências pluridisciplinares de equipas de investigação especializadas nas temáticas da eficiência energética, da Física e da Informática. Partindo de um profundo conhecimento do estado da arte na área de foco do projeto e graças à complementaridade de competências que se procuram conjugar, pretende-se a resolução de vários desafios técnico-científicos e a valorização económica de resultados numa atividade intensiva em conhecimento