CIJED - Competências de informação para jovens da era digital

Informação do projecto

Estado do projeto Terminado
Date 01-04-2020 to 30-06-2021
Entidade Financiadora Projeto interno
Financiamento 4.994,05 €
Referência CIJED
O Eurointelligence (2019), serviço online de notícias económicas, afirma que a chamada Geração Z (nascidos por volta dos anos 2000) forma a sua opinião principalmente em plataformas como o Youtube e o Instagram e que o sistema partidário, ainda muito ligado aos media tradicionais, não sabe se comunicar com estes jovens. Inúmeros estudos atestam a popularidade dos chamados influenciadores digitais – produtores de conteúdos digitais que narram as suas vidas para angariar seguidores e monetizá-los (Marshall, Barbour & Moore, 2018) – entre crianças e adolescentes (Àndo, 2016; Pereira et al, 2018; Aran-Ramspott, 2018 & Marôpo et al, 2018; Jorge et al, 2018). Crystal Abidin (2018), conceituada investigadora da cultura digital, alerta que embora académicos e jornalistas subestimem as celebridades digitais estas promovem mensagens com grande repercussão, especialmente entre os mais novos. Neste sentido, este projeto pretende estudar, em parceria com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, como os jovens (2º e 3º ciclos) consomem informação, num sentido amplo, nos media sociais. O objetivo é melhor conhecer como constroem sentidos sobre questões políticas, consumo e estilos de vida, tendo em conta os conteúdos digitais aos quais acedem. Como produto final, serão desenvolvidas medidas de promoção da literacia digital e da informação em contexto escolar (workshops para professores e estudantes), com foco na promoção de uma visão crítica sobre o mundo.