Desenvolvimento de um modelo de Gestão Integrado como Ferramenta de Apoio à Governança do Estuário do Sado
Informação do projecto
Estado do projeto
Terminado
Unidades de I&D+iMARE
Date
01-03-2021 to 30-03-2023
Entidade Financiadora
Projeto interno
Financiamento
49.995,92 €
Referência
GI4Sado
As entidades gestoras a nível local, regional e nacional encontram algumas dificuldades em estabelecer critérios de decisão devido à falta de informação disponível relacionadas com o estado do ambiente e da sua relação com as atividades económicas. Existe uma necessidade premente de integrar a informação histórica de dados relativos a determinados setores económicos e resultados de monitorização, bem como a necessidade de obter dados atuais, de forma a ser possível avaliar as alterações ao longo do tempo no estuário do Sado que permitam a tomada de decisão informada.
Este projeto visa encontrar uma solução para fazer face à lacuna de informação disponível, através da criação de um modelo de gestão integrada como auxílio à governança regional do estuário do Sado. O projeto inclui quatro atividades principais, o levantamento e preparação de informação georreferenciada sobre o Estuário do Sado, a atualização dos dados da qualidade da água e sedimentos, a atualização dos dados da diversidade das comunidades biológicas, e com base neste conjunto de informação, a criação de ferramentas para um modelo de gestão integrada. Esta informação será incorporada num Geoportal, integrando e disponibilizando os dados do Estuário do Sado ao público.
O projeto está alinhado com as estratégias regionais e nacionais para a especialização inteligente, promovendo um maior envolvimento das partes interessadas e a melhoria da governação. Com este projeto O IPS torna-se um parceiro incontornável na gestão nacional costeira e de recursos marinhos no que diz respeito ao estuário do Sado