Framework para o Marketing Turístico, orientado para a Inovação, Sustentabilidade e Interação
Informação do projecto
Estado do projeto
A decorrer
Unidades de I&D+iResilience
Date
02-01-2022
Entidade Financiadora
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Financiamento
249.888,76 €
Referência
SHIFT
Incerteza é o novo normal, especialmente no Turismo. Antigos e novos constrangimentos do lado da oferta e novas necessidades e comportamentos do Iado da procura exigem uma abordagem transformadora do turismo. Estudos anteriores reconheceram que os esforços de marketing turístico são muitas vezes feitos de forma independente pelos stakeholders, apesar de esforços colaborativos terem sido já reconhecidos como uma fonte de vantagem competitiva no turismo. Argumentamos que isso é ainda mais relevante num mundo pós- pandémico, orientado para o digital e para a sustentabilidade, onde as pequenas e médias empresas do turismo (PMEt) enfrentam uma mudança de paradigma. Mais do que concentrar-se na recuperação, as PMEt têm de repensar o seu papel numa nova ordem económica. As abordagens teóricas comuns em Economia e Gestão são, individualmente, insuficientes para dar resposta, uma vez que cada uma oferece uma perspetiva unilateral dos desafios que as PMEt enfrentam. Além disso, a literatura refere que estas abordagens teóricas podem não ser aplicáveis diretamente ao turismo. Mesmo os quadros teóricos de marketing colaborativo no turismo desenvolvidos no passado, não consideram os desafios atuais do turismo— como a sustentabilidade, a digitalização e a mudança nos comportamentos pós-pandemia dos consumidores. Com base neste contexto, o projeto visa desenvolver um quadro teórico, com uma abordagem interdisciplinar, para um novo paradigma colaborativo de marketing dig ital no turismo. O quadro teórico abordará a forma como os agentes turísticos podem transita r para esse novo paradigma, identificando as condições prévias necessárias, os agentes, suas motivações, processos e resultados esperados. O projeto inclui a inda a validação empírica dos modelos teóricos a desenvolver e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativa para explorar, numa abordagem pragmática, como os modelos validados poderiam ser implementados. Em termos de metodologia, o projeto terá quatro fases. Na primeira fase serão desenvolvidos cenários para o futuro do Turismo, utilizando ferramentas adequadas baseadas na auscultação de especialistas internacionais em áreas-chave, como as alterações climáticas, a evolução tecnoló ica, as tendências sociais, a transformação económica, entre outros a identificar pelo projeto. Estes cenários fornecerão o pano de fundo para as fases seguintes. A segunda fase terá uma abordagem indutiva com um desenho exploratório para desenvolver o novo quadro teórico. Serão utilizados métodos qualitativos, tais como entrevistas aprofundadas e grupos de foco, sob uma metodologia de teoria fundamentada. Sendo a Europa o maior destino turístico do mundo recolheremos dados em diversos países
europeus. A nossa escolha por recolher dados a nível europeu tem a ver com a relevância da Europa como o maior destino turístico do mundo. Na terceira fase, com uma abordagem dedutiva utilizando métodos quantitativos, os modelos desenvolvidos serão empiricamente validados com os stakeholders de uma região específica do turismo - Área Metropolitana de Lisboa. Esta região foi escolhida por razões de eficiência, embora seja também uma escolha cientificamente fundamentada devido à relevância da região no contexto do Turismo da Europa. Na última década, Lisboa tornou-se um dos destinos turísticos que mais cresceu e que mais premiado foi na Europa. Na quarta fase, será desenvolvido um protótipo de plataforma digital de apoio ao marketing colaborativo no Turismo. Os resultados esperados do projeto são teóricos e práticos. Teoricamente, pretendemos contribuir para a literatura em turismo, empreendedorismo, estratégia e marketing através do desenvolvimento de um novo quadro teórico. A validação empírica dos modelos derivados desse quadro teórico trará também informações úteis para todos os agentes turísticos no sentido de uma abordagem colaborativa de marketing aos desafios atuais. Em termos práticos, o protótipo servirá como um passo para a sua futura aplicação por parte dos stakeholders do turismo. Foi criada uma equipa multidisciplinar para assumir este desafio. Apenas um consórcio sinergético com experiência em diferentes disciplinas, tal como no caso desta equipa, será capaz de lidar com esta lacuna teórica e com a necessidade em termos práticos. Esta equipa reúne uma vasta experiência em projetos de investigação competitivos, tanto financiados nacionalmente (FCT) como internacionalmente. Os investigadores estão associados a centros qualificados pela FCT: CiTUR-Centro de Investigação e Desenvolvimento turístico; CEFAGE-Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia da Universidade de Évora ; CinTurs-Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve ; CMA-Centro de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Laboratório NOVA de Informática e Ciências Computacionais (NOVA LINCS) da Universidade NOVA de Lisboa. O projeto estará associado ao CITUR.