Self Consumption Of Renewable Energy by hybrid Storage systems
Informação do projecto
Estado do projeto
Terminado
Unidades de I&D+iMARE
Date
01-11-2017 to 30-04-2022
Entidade Financiadora
Horizonte 2020
Financiamento
5.998.598,75 €
Referência
SCORES
O projeto SCORES visa desenvolver e demonstrar um sistema de energia de construção incluindo novas tecnologias de armazenamento híbrido compactas, que otimiza o fornecimento, armazenamento e emissão de eletricidade e calor em edifícios residenciais, aumentando o autoconsumo de energia renovável local em edifícios residenciais com uma menor custo.
A combinação e otimização da geração, armazenamento e consumo de energia renovável local (eletricidade e calor) traz novas fontes de flexibilidade para a rede e oferece opções de comercialização e benefícios económicos, permitindo a concretização de atividades económicas positivas com o armazenamento de energia de edifícios da Europa . O SCORES otimiza o autoconsumo de energia renovável e adia investimentos na rede elétrica.
O conceito do SCORES é desenvolver várias tecnologias-chave em paralelo, ou seja. baterias de íon-lítio de segunda vida, armazenamento térmico compacto por Phase-Change Materials, bomba de calor de água quente de alto desempenho alimentada por coletores fotovoltaicos e solares híbridos (PVT), armazenamento de calor por combustão química constante (armazenamento sazonal), integrado por meio de um Sistema de Gestão Inteligente de Energia em Edifícios (BEMS), e demonstrá-los, em conjunto com um sistema de energia híbrido. A demonstração em grande escala será realizada, considerando os limites regulatórios/normativos, económicos e de mercado. A demonstração do sistema de energia híbrido integrado ocorrerá em dois edifícios reais representativos de diferentes configurações de clima e sistema de energia aplicado em 3 casos, no Norte da Europa com e sem rede de calor e no Centro / Sul da Europa sem rede de calor. Através da combinação inteligente e otimização no nível do sistema, o SCORES avaliará os benefícios técnicos, económicos e ambientais sendo maiores do que a soma de suas partes. Os parceiros do consórcio são os atores-chave para as tecnologias necessárias que serão integradas no projeto, representando fortes parceiros industriais (OEMs) na cadeia de valor para a futura exploração do sistema de energia híbrido compacto.