Equipa do IPS publica artigo na revista Buildings
Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025Os docentes investigadores do IPS, membros da equipa do projeto Erasmus+ BUILD2050, Susana Lucas (coordenadora do projeto e docente da ESTBarreiro), Júlia Justino (membro colaborador do MARE e docente da ESTSetúbal), Silviano Rafael (membro colaborador do MARE e docente da ESTSetúbal) e Nelson Carriço (coordenador do RESILIENCE e docente da ESTBarreiro), juntamente com investigadores da Grécia, Itália e Polónia, publicam artigo sobre novas abordagens educacionais no âmbito do sector dos edifícios sustentáveis. Este artigo, publicado na revista Buildings, mostra como é possível projetar, implementar e avaliar uma abordagem educacional nova, integrada e transnacional, que capacite e requalifique os profissionais do sector de edifícios para a total descarbonização deste sector até 2050. Esta nova abordagem foi desenvolvida por seis instituições do ensino superior, em cinco países europeus, no âmbito da criação e lecionação dos oito cursos de formação do projeto ERASMUS+ “Formação para Edifícios Sustentáveis e Saudáveis para 2050 (BUILD2050)”. O artigo mostra como foram aplicadas metodologias pedagógicas inovadoras para desenvolver os objetivos de aprendizagem dos cursos, os conteúdos e respetivo material didático, as atividades de ensino dos docentes, as atividades de aprendizagem dos estudantes e as atividades de avaliação; o feedback dado pelos estudantes e docentes que participaram nos cursos de formação é globalmente apresentado, apontando para algumas melhorias em futuras edições dos cursos.
Saber mais