Nelson Carriço apresenta comunicação sobre a inteligência artificial aplicada a serviços de água

Nelson Carriço apresenta comunicação sobre a inteligência artificial aplicada a serviços de água

Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Share

Nelson Carriço, docente e investigador da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou uma comunicação numa das sessões técnicas do 17º Congresso da Água, promovido e organizado pela APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, que decorreu entre os dias 8 e 11 de abril, no Algarve. Este trabalho foi também desenvolvido por João Caetano e Dídia Covas, ambos docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Durante a apresentação, Nelson Carriço explicou como a inteligência artificial pode ter um papel crucial na gestão dos serviços de água, funcionando como uma ferramenta essencial para a otimização de processos, aumento da eficiência e promoção da sustentabilidade dos recursos hídricos.  Através da utilização da IA, é possível processar dados em tempo real não só sobre o consumo da água, mas também a qualidade da água. Estes dados são analisados por algoritmos capazes de identificar eventos anómalos, como fugas ou possíveis contaminações.

A tecnologia permite ainda detetar falhas nos sistemas de distribuição de água, graças à combinação de sensores inteligentes e sistemas de análise avançados, que possibilitam a constante monitorização do sistema e a uma rápida intervenção. Desta forma, reduz-se o desperdício e agilizam-se as operações de manutenção. Para além disso, a inteligência artificial permite ainda adequar o caudal e a pressão da água em tempo real, para que a água processada cumpra os parâmetros de qualidade necessários.

O investigador apontou ainda os desafios que estas novas tecnologias enfrentam, não só pelo seu elevado investimento inicial, como pela segurança dos dados recolhidos. Acresce ainda a adaptação dos profissionais do setor, para que consigam tirar o máximo proveito destas novas ferramentas. A IA não só permitirá que os sistemas comuniquem com os operadores em linguagem natural, de fácil compreensão, automatizando relatórios e análises, como também viabilizará um apoio ao cliente disponível 24 horas, sete dias por semana, para questões como a faturação, avarias ou recomendações de poupança de água.