Noite Europeia dos Investigadores 2025 volta a levar a ciência à cidade
Quinta-feira, 02 de outubro de 2025No dia 26 de setembro, Setúbal voltou a ser palco da ciência com a quarta edição da Noite Europeia dos Investigadores, organizada pelo Instituto Politécnico de Setúbal. O evento reuniu investigadores, docentes, estudantes e parceiros, atraindo mais de 1500 visitantes numa celebração da investigação e inovação que se faz na região.
Sob o tema “Ciência para os Desafios Globais: compreender o passado e caminhar para o futuro”, a iniciativa contou com mais de 15 atividades de divulgação científica, que aproximaram a ciência da sociedade através de experiências interativas e demonstrações em áreas como saúde, tecnologia, ambiente e cultura — sempre em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Da realidade aumentada, que nos mostrou Setúbal sob uma nova perspetiva, à impressão de peças 3D para drones, passando pela deteção do cancro com inteligência artificial, à conservação do património ou ao impacto dos nanoplásticos na agricultura, o evento mostrou o papel da investigação na construção de um futuro mais sustentável.
Esta edição trouxe parceiros já de edições anteriores, como a Câmara Municipal de Setúbal e a AVIPE, e trouxe novos parceiros: juntaram-se ao Instituto Politécnico de Setúbal e à Câmara Municipal de Setúbal, a Escola Dom Manuel Martins, que trouxe várias experiências desenvolvidas na sala de aula, e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, que marcou a sua presença no evento com duas atividades dedicadas à história e à arqueologia locais. A iniciativa “Dinâmica Evolutiva da Ocupação Humana da Área Urbana de Setúbal” convidou o público a explorar um perfil estratigráfico, um mural que ilustra as diferentes fases de ocupação da cidade; já a “Oficina de Arqueologia para Jovens” propôs experiências lúdicas e educativas, como puzzles arqueológicos e uma escavação simulada, despertando a curiosidade pelo património.
Além das atividades junto à Casa da Baía, este ano a NEI contou com a apresentação de dois investigadores da MARDIVE, Diana Rodrigues e Gonçalo Silva, que falaram sobre o seu trabalho com Cavalos-Marinhos e sua preservação, a bordo da embarcação “Maravilha do Sado”. O programa incluiu ainda a colaboração do historiador Diogo Ferreira, que conduziu uma visita guiada ao centro histórico da cidade, e uma apresentação sobre “A 1.ª Exposição Regional do Distrito de Setúbal (1930)”, reunindo nestas duas atividades, mais de 40 participantes.
A NEI2025 foi, uma vez mais, um evento conjunto do Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Beja, com a colaboração e parceira das Câmaras Municipais de Setúbal, Portalegre e Beja.