Conferências

2019

Alves, M. P. (2019). "O Cinema ao Vivo como Modalidade de Expressão cinemática do tempo do digital: as performances do coletivo de Light Surgeons", XI Congresso da SOPCOM, Universidade da Madeira, Funchal, 13-15 de novembro.

Alves, M. P. (2019). "O Cinema ao Vivo: Definições e Possibilidades", IX Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Universidade de Santiago de Compostela - Faculdade de Geografia e História, Santiago de Compostela, 13-16 de maio.

Alves, M. P. (2019). "WeTube: A Cultura Participativa no Cinema, os Novos Modelos de Negócio e as Novas Relações Laborais", Ciência à Conversa, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 4 de dezembro.

Alves, M. P. (2019). “Compreender o Cinema ao Vivo a partir de Atemporal de The Light Surgeons”, Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 29-31 de outubro.

Costa, A. A. (2019) O X Congresso do Partido Republicano de 1909 em Setúbal – A escolha da via revolucionária. VI Universidade de Verão da Universidade Sénior de Setúbal. 19 de junho de 2019.

Costa, A. A. (2019) Setúbal, vila e cidade nos tempos políticos e sociais do Calafate (1819-1911), Auditório do Quartel do 11 em Setúbal, 17 de abril de 2019

Costa, A. L. (2019). Grammar in the intended curriculum. III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. Universidade Autónoma de Barcelona, 23 a 25 de janeiro

Costa, A.L. & Mendes, F. (2019). Formação inicial, investigação e aprendizagens em língua e em matemática. IX Seminario Internacional El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua. GREIP, Universidad Autónoma de Barcelona, 17 e 18 de janeiro

Costa, A.L. & Mota, A. (2019). What do we put? A comma? Conference of the International Association for Research in L1 Education. ARLE 2019. Nova University of Lisbon, 26th to 28th June.

Costa, A.L. & Rodrigues, M. R. (2019). Telemóveis na sala de aula: sim ou não? 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.2019). Escola Agrária. Instituto Politécnico de Santarém, 11 e 12 de julho.

Costa, A.L. (2019). Alguns dados para o estudo da emergência da escrita compositiva. IX Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment. Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 14 de maio.

Costa, A.L. (2019). Como é que a avaliação formativa de competências de língua contribui para a articulação curricular? Mesa redonda Interdisciplinaridade e Avaliação, com Emília Amor (APP) e Sónia Valente Rodrigues (FL-UP e CLUP). 13.º ENAPP – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, 12 e 13 de abril de 2019.

Costa, A.L. (2019). Grammar according to who will be teaching it an exploratory study of trainee teachers’ beliefs. III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. Universidade Autónoma de Barcelona, 23 a 25 de janeiro.

Costa, A.L. (2019). Relato de la sesión 4 "Tecnologías". IX Seminario Internacional El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñaza y el aprendizaje de la lengua. GREIP, Universidade Autónoma de Barcelona, 17 e 18 de janeiro

Delgado, C. (2019) Apresentação da comunicação sob a forma de poster The development of geometrical knowledge starting from arts education, elaborado em coautoria, com Fátima Mendes e Filipe Fialho, no CERME 11, realizado em Utrecht, na Holanda, 6-10 fevereiro de 2019.

Delgado, C. (2019) Coapresentação e coautoria, com Filipe Fialho, da comunicação intitulada Recursos multimédia na formação inicial de educadores e professores, realizada no X Encontro de Investigadores da Qualidade, no Instituto Politécnico de Setúbal, 7 de junho de 2019.

Delgado, C. (2019) Coautora da comunicação sob a forma de póster To figure out more than a solution to a geometric problem: What do prospective teachers?, elaborado em coautoria com Ana Maria Boavida, Fátima Mendes e Joana Brocardo, realizado em Utrecht, na Holanda, 6-10 fevereiro de 2019. (Comunicação apresentada por Ana Maria Boavida).

Delgado, C. (2019) Coautora, com Joana Brocardo, Fátima Mendes e J.M. Kraemer, da comunicação intitulada Exploring students adaptive use of domain specific knowledge, realizado no CERME 11, em Utrecht, na Holanda, 6-10 fevereiro de 2019 (Comunicação apresentada por Joana Brocardo).

Delgado, C. (2019) Coautoria do póster intitulado Avaliação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática – Da Formação à Sala de Aula, no 2.º Congresso IPS: 40 anos ao serviço da região e do saber – a construir o futuro, no IPS, Setúbal, 3 e 4 de outubro de 2019.

 Espada, M. (2019) “Sono, exercício, nutrição e a performance física, na perspetiva do treino”. Simpósio Internacional de Investigação sobre Sono, Exercício e Saúde. 21 e 22 de novembro d 2019, Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal.

 Espada, M. (2019) Dalia Curto, Rita Pinto Jorge Infante, Francisco B. Alves & Joana F. Reis. Is low volume HIIT enough to induce changes in oxygen uptake kinetics? (2019). Physiological responses at maximal aerobic swimming pacing in different distance-trials. XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 17, 18 e 19 de junho 2019.

 Espada, M. (2019) João Jesus, Iuri Candeias, Carlos Silva, Iuri Vilarigues, Ivo Aranha, Fernando Santos, Cátia Ferreira, Teresa Figueiredo (2019). Efeitos de um Programa de Treino Específico Fora de Água ao Nível de Capacidades Físicas e Desempenho no Salto na Natação. 42.º congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação/XV Congresso Ibérico. Portimão, 26, 27 e 28 de abril 2019.

 Espada, M. (2019) Leandro Siqueira, Astor Simionato, Tiago Almeida, Joana Reis, Francisco Alves, Dalton Pessoa Filho. Critical Velocity Relationship with Physiological Parameters Assessed Through Tethered Swimming. 24.º Annual Congress of the European College of Sport Science. 3-6 julho 2019. Praga, Républica Checa.

 Espada, M. (2019) Reis, J.F., Curto, D., Almeida, N., Infante, J., Alves, F.B.  (2019). Effects of training intensity on the VO2 and muscle deoxygenation kinetics. 24.º Annual Congress of the European College of Sport Science. 3-6 julho 2019. Praga, Républica Checa

 Espada, M. (2019) Tiago Almeida, Dalton Filho, Joana Reis, Astor Simionato, Leandro Siqueira, Andrei Sancassani, Francisco Alves (2019). Tempo limite à velocidade aeróbia máxima em nadadores. 42.º congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação/XV Congresso Ibérico. Portimão, 26, 27 e 28 de abril 2019.

Espada, M. (2019) Tiago Almeida, Dalton Pessoa Filho, Joana Reis, Astor Simionato, Leandro Siqueira, André Sancassani, João Oliveira & Francisco Alves (2019). Physiological responses at maximal aerobic swimming pacing in different distance-trials. XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 17, 18 e 19 de junho 2019.

 Espada, M. (2019) Tiago Almeida, Dalton Pessoa Filho, Joana Reis, Astor Simionato, Leandro Siqueira, João Oliveira, Francisco Alves & André Sancassani (2019). Is VO2 kinetics influenced by swimming intensity in maximal and supramaximal velocity in young female swimmers. XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 17, 18 e 19 de junho 2019.

 Espada, M. (2019), Reis, J., Alves, F. (2019). Maximal Lactate Steady State Relationship to an Incremental Test in Swimming. CIDESD International Congress 2019. University Institute of Maia - ISMAI, Maia, 1 e 2 fevereiro 2019.

Felício, P. (20199 Coautor da comunicação “Dans l'animation et dans la recherche: expérimentationsartistiques-Quelles interactions pour queles transformations?” apresentada no colóquio ISIAT 2019, que decorreu nos dias 28 e 29 de janeiro de 2019 em Bordéus, França. Mais informação em http://www.iut.u-bordeaux-montaigne.fr/2019/01/11/colloque-isiat-les-28-et-29-janvier/.

Felício, P.; Rodrigues, M.R. (2019). A utilização de robots de solo na formação inicial de professores (pré-escolar e 1.º ciclo). Comunicação proferida no Encontro Primeiros Passos com a Robótica, organizado Centro de Competência TIC da ESE/IPS em 29 de junho de 2019. Setúbal: CCTIC ESE/IPS.

Felício, P.; Simas, M.L.; Frango, M; Rodrigues, M.R. (2019). Utilização de robots de solo em contextos informais de formação. Comunicação proferida no CNAPPES 2019, a 12 de julho de 2019. Santarém: IP de Santarém.

Ferreira, J., Matos, J. & Antunes, S. (2019). “Naturalia, práticas comparadas”, comunicação oral apresentada no EIPE: IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação - 17 e 18 de maio. Escola Superior de Educação de Coimbra Politécnico de Coimbra, Portugal.

Ferreira, J., Matos, J. & Pereira, T. (2019). “Práticas arti´sticas e práticas educativas: planos de tangência e transversalidade”, comunicação oral no VI Congresso Internacional de Competências: Consciencia Cultural y expresiones artísticas. Comunicação Intitulada: “Pra´ticas arti´sticas e pra´ticas educativas: planos de tange^ncia e transversalidade” - 3, 4, y 5 de abril. Faculdade de Educación de Ciudad Real - Universidad de Castilla La Mancha, Espanha.

Figueiredo, C. C.  (2019) Formação em Animação Sociocultural em Portugal. APASDC Summit 2019. Escola de Serviços e Comércio do Oeste-Torres Vedras. 19 de janeiro de 2019.

Figueiredo, C. C. (2019) Culturas Inclusivas e perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória II Encontro de Educação Inclusiva: Diálogos, pontes e mudanças. Almada Forma, Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, 30 de março de 2019.

Matos, J., Pereira, T. (2019). “Arte, Comunidade e Memória Local. Reflexão acerca de processos artísticos participativos na comunidade”, comunicação oral apresentada no 9.º Encontro do CIED | Diversidades, Educação e Inclusão - 5 e 6 de dezembro. Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.

Matos, J., Pereira, T. (2019). “Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística.”, comunicação oral apresentada no Olhar, Perceber, Criar, Intervir: VIII Congresso Internacional Matéria-Prima - 1, 2 e 3 de julho. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - Sociedade de Belas-Artes, Portugal.

Matos. J. (2019). “Alexandre Farto aka Vhils: Diálogos entre práticas artísticas e comunidades.” Comunicação oral apresentada no VI Simpósio – Olhares da Psicologia. 22 de março.  Instituto Universitário Egas Moniz. Monte de Caparica, Portugal.

Pinto, J.; Sequeira A. (2019) O papel dos estágios de futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos estudantes e professores cooperantes - Congresso Politécnico de Setúbal - 40 anos a construir o futuro (Poster)

Pinto, J.; Sequeira, A. (2019) A avaliação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática: da Formação à sala de aula. Congresso Politécnico de Setúbal - 40 anos a construir o futuro (Poster)

Pinto. J; Piteira, J. (2019) Da resolução de exercícios aos problemas em aula: uma mudança de práticas. CNaPPES 2019 - 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Santarém, IPSantarém

 Santos, F (2019) António Ferreira, Rui Santos, Teresa Figueiredo, Paulo Malico, Valter Pinheiro, Mário Espada. Estudo observacional de cantos no futsal através de coordenadas polares. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Coimbra, 2019.

Santos, F (2019) João Santos, Paulo Malico, Valter Pinheiro, Análise notacional e de T-patterns das ações dos guarda-redes de futebol sub-17. VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Coimbra, 2019.

Vasconcelos, A. Â (2019) A aprendizagem do desconhecido através do risco e da criatividade: a convivialidade entre diferentes, 9.º Encontro do CiED, Lisboa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa 7 de dezembro.

Vasconcelos, A. Â (2019) A Educação Artística em tempos incertos: por uma ecologia de ação e de formação, Simpósio ‘Cultura e Sustentabilidade’, Organização Festival DME - Dias de Música Eletroacústica - e Lisboa Incomum, Lisboa 17 de novembro.

Vasconcelos, A. Â (2019) Aprender o que não se conhece através das Artes Performativas: da criatividade, do risco e da colaboração, CNaPPES, 2019, 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, 12 de julho. Com revisão de pares.

Vasconcelos, A. Â (2019) As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido - o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco, CIEAE, III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, Instituto de Educação, 15 de julho. Com revisão de pares.

Vasconcelos, A. Â (2019) Composição e Análise Musical: as políticas públicas e a criatividade, ENCAPE 2019, Encontro Nacional de Composição e Análise Musical – Perspetivas Educacionais, Coimbra, Conservatório de Música de Coimbra, 27 de junho.

Vasconcelos, A. Â (2019) Da aprendizagem coletiva de instrumentos e da ecologia de ação artística e musical. Conferência Internacional CIPEM 2019 “Desafios em Educação Musical”, Porto, Escola Superior de Educação, 20 setembro. Com revisão de pares.

Vasconcelos, A. Â (2019) Das garagens aos palcos do outro lado do rio: aprender a tocar em contextos não formais e periféricos, VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in 21st Centuy organização CESEM-Évora, Universidade de Évora, 18 de maio. Com revisão de pares.

Vasconcelos, A. Â (2019) Música, Educação Artístico-Musical e Cidadania: uma perspetiva ecológica, III Colóquio Internacional Ler e Ser, Ajudaris, Lisboa, Auditório Fidelidade, 13 de abril.

Vasconcelos, A. Â (2019) Outras Bandas – instrumentos de inclusão:  o IPS e a intervenção pedagógica, artística e social. Poster apresentado no 2.º Congresso IPS-40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 3 e 4 outubro.

Vasconcelos, A. Â (2019) Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A batalha da Inclusão pelo sucesso escolar. Poster apresentado no âmbito do 2.º Congresso IPS-40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 3 e 4 outubro.  Em coautoria com Carla Cibele Figueiredo.

Vasconcelos, A. Â (2019) Uma ponte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA). EIRPAC 2019, 3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Organização Porto, Faculdade de Belas Artes, 18 de setembro. Coautoria com Carla Cibele Figueiredo e Pedro Felício.

2018

Almeida, F., Pinto, J., Rodrigues, M. R., Saraiva, L. Costa, A.L. (2018). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18), Universidade do Minho, 12 e 13 de julho.

Alves, M. P. (2018) Garcia, José Luís; Martinho, Teresa Duarte; Cunha, Diogo Silva da; Matos, José Nuno; Meireles, Sara; Ramalho, Joana. (2018). “Turbulência no jornalismo: o caso da imprensa escrita. Resultados de uma investigação aos novos processos, atores e lógicas da informação pública digital”, V Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público Ética e Deontologia do Jornalismo no Espaço Lusófono - Pactos globais pela qualidade da informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 13-14 de novembro.

Alves, M. P. (2018). "O cinema de base de dados: modalidades e expressões", VII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Universidade de Aveiro - Departamento de Línguas e Culturas, Aveiro, 16-19 de maio.

Alves, M. P. (2018). (2018). "Jonh T. Caldwell, José Van Dijck e Toby Miller e a economia colaborativa na web", 1º Encontro de Economia Política, ISCTE, Lisboa, 25-27 de janeiro.

Carmo, A. & Saraiva, L. (2018).  A problem-based learning experience of geography teaching in higher education - a Bernsteinian analysis. Comunicação apresentada na 3rd International Conference on Geographies of Education (GoE III). Loughborough University, UK - 3rd-5th September 2018.

Costa, A. (2018) Investigação e ensino de discurso académico. Mesa-redonda Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal. I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria e CELGA-ILTEC, 7 e 8 de setembro.

Costa, A.L. & Mendes, F. (2018). Oficina Livros com matemática. III Encontro Temático APL/ESE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.

Costa, A.L. & Sequeira, A.P. (2018). Que gramática ensinar? Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade. III Encontro Temático APL/ESE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.

Costa, A.L. (2018). A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors. Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning.  International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok, juin, 26th and 27th.

Costa, A.L. (2018). Alrededor de la actividad metalingüística. XXII Encuentro Internacional de Investigación Educativa y III Internacional de Comunicación Pública de la Investigación Educativa, Cognición y Aprendizaje. Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México 27 y 28 de diciembre.

Costa, A.L. (2018). Poster Academic writing development through language awareness. Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning.  International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok, juin, 26th and 27th.

Cruz, C. C. (2018)  O Real e o imaginário nas Cidades. Semana da Comunicação Social. Abril. ESE de Setúbal.

Cunha, M., Mendes, F. & Costa, A. L. (2018). Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática. Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: contributos de estudos focados no ensino da matemática e das ciências. 6th International congress of educational sciences and development. Universidad de Granada, Universidade do Minho, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, 21, 22 e 23 de junho.

Delgado, C. (2018) Coapresentação e coautoria, com Sónia Ferreira, da comunicação intitulada Investigar sobre a prática na formação inicial do futuro professor: uma reflexão focada nos desafios na preparação e dinamização de congressos matemáticos, apresentada no 6th International Congress of Educational Sciences and Development, realizado em Setúbal, 21-23 junho de 2018.

Delgado, C. (2018) Coautora, com Joana Brocardo e Fátima Mendes, da comunicação Abordagem exploratória no desenvolvimento do raciocínio e cálculo multiplicativo flexíveis, no IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, que se realizou no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 10-12 de setembro de 2018.

Delgado, C. (2018) Coautora, com José Duarte, Ana Maria Boavida, Fátima Mendes e Joana Brocardo, da comunicação intitulada Aprendizagem para todos: a formação contínua de professores do ensino primário em Angola, realizada no encontro ProfMat 2018, Escola Secundária Cacilhas-Tejo, Almada, entre 4 e 6 de abril de 2018. (Comunicação apresentada por José Duarte).

Delgado, C. (2019) Coautoria do póster intitulado Diferenciação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática – Da Formação à Sala de Aula, no 2.º Congresso IPS: 40 anos ao serviço da região e do saber – a construir o futuro, no IPS, Setúbal, 3 e 4 de outubro de 2019.

Espada, M. (2018) Ana Cristina Figueira, Teresa Figueiredo (2018). Curso Técnico Superior Profissional em Desportos de Natureza – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Fórum REDESPP – DESPORTO. 5 e 6 de novembro de 2018. Instituto Politécnico de Leiria.

 Espada, M. (2018) Ana Encarnação, Patrícia Mendes, Sílvia Miranda, Carina Gouveia, Joana Pereira, Liliana Marques, Paulo Nunes, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Ana Pereira, Cátia Ferreira, (2018). Caracterização dos pais e perceção dos mesmos sobre aulas de natação para bebés. Congresso da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 1 e 2 de fevereiro 2018.

 Espada, M. (2018) Ana Pereira, Paulo Nunes, Ana Figueira, Teresa Figueiredo, Fernando Santos (2018). Relação entre força máxima e força explosiva nos membros inferiores e superiores em estudantes da Licenciatura em Desporto: exercício e saúde. 7.º Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto. Instituto Politécnico de Beja, 28 de maio 2018.

 Espada, M. (2018) Fernando Santos, Paulo Nunes, Tiago Fernandes, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Ana Pereira, Cátia Ferreira, Ana Conceição, Hugo Louro,  (2018). Comparação entre composição corporal e capacidades físicas em jogadores de basquetebol de diferentes faixas etárias. Congresso da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 1 e 2 de fevereiro 2018.

 Espada, M. (2018) Hugo Neves, Pedro Santos, Nuno Ferreira, Paulo Nunes, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Ana Pereira, Fernando Santos, Cátia Ferreira, (2018). Caracterização dos pais e perceção dos mesmos sobre aulas de natação para bebés. Congresso da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 1 e 2 de fevereiro 2018.

 Espada, M. (2018) Reis, J.F., Curto, D., Almeida, N., Espada, M., Alves, F.B. (2018). Does different types of training influence the VO2 and muscle deoxygenation kinetics in supramaximal running? 23st Annual Congress of European College of Sport Science. 4 a 7 de julho 2018 Dublin. Irlanda.

 Espada, M. (2018) Susana Vale, Tiago Venâncio, Cátia Ferreira, Teresa Figueiredo, Aldo Costa, (2018). Análise das Características de Jovens Atletas de Natação, futebol e Basquetebol a Nível Antropométrico, de Composição Corporal e Capacidades Físicas. 41.º Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação. 28 e 29 de abril 2018. Braga.

 Espada, M. (2018) Teresa Figueiredo (2018). Projeto “One and All” – Praia do Ouro, Sesimbra. Fórum REDESPP – DESPORTO. 5 e 6 de novembro de 2018. Instituto Politécnico de Leiria.

 Espada, M. (2018) Teresa Figueiredo Miguel Boavida, João Santos, Maria Neves, Maria Ramires, (2018). A Avaliação e Prescrição do Exercício num Programa de Intervenção na Comunidade em Idade Sénior. Fórum REDESPP – DESPORTO. 5 e 6 de novembro de 2018. Instituto Politécnico de Leiria.

 Espada, M. (2018) Tiago Almeida, Dalton Muller Pessoa Filho, Astor Simionato, Joana Reis, Francisco Alves (2018). Comparação da Resposta do Consumo de Oxigénio entre Duas Tarefas de Treino Intervalado em Natação – 8x100 vs 4x200 metros. 41.º Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação. 28 e 29 de abril 2018. Braga.

Espada, M. (2018) Tiago F. Almeida, Dalton M. Pessoa Filho, Astor R. Simionato, Daniel Pestana,  Joana F. Reis, Francisco B. Alves (2018). High intensity interval training in swimming – effects of different intensities. 23st Annual Congress of European College of Sport Science. 4 a 7 de julho 2018 Dublin. Irlanda.

 Espada, M. (2018) Tiago Venâncio, Pedro Polido, Pedro Nascimento, Cátia Ferreira, Teresa Figueiredo, Aldo Costa, (2018). Relação entre desempenho nos 50, 100 e 200m de nado crol e variáveis de força fora de água em nadadores do escalão infantis. 41.º Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação. 28 e 29 de abril 2018. Braga.

Felício, P. (2018) Coautor da comunicação “Processos de Criação Artística e Cultural em Comunidade: A Perspetiva das Artes e do Desporto na Formação de Animadores Socioculturais”, no CNaPPES’18 –Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, realizado em Braga, nos dias 12 e 13 de julho de 2018

Gomes. S. & Pinto, J. (2018) O uso de questões-aula como instrumento de ação da avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico. (FEPUE2 – II 2018)

Matos, J., Pereira, T. (2018). “Arte, Comunidade e Memória Local. Projeto de Street Art em Santiago do Cacém.”, comunicação oral apresentada no CNAPPES - 5ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas - 12 e 13 de julho. Ensino Superior na Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Matos, J., Pereira, T. (2018). “Artes Plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativos.”, comunicação oral apresentada no VII Congresso Internacional Matéria-Prima: Práticas das Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário - 10, 11, 12 e 13 de julho. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal.

Pereira A. (2018). Envelhecimento, exercício e atividade física. Congresso de Envelhecimento ativo e Demências, Alcácer do Sal

Pinto, J& Sequeira. A. (2018). Da formação inicial à prática pedagógica: análise de estratégias de ensino da língua portuguesa desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. XIV Colóquio Internacional de PSICOLOGIA E EDUCAÇÂO – ISPA

Pinto, J. ( 2018) Contributos da avaliação das aprendizagens para o desenvolvimento de uma escola inclusiva. 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT. Setúbal, Junho 2018

Pinto, J. (2018) A avaliação como um processo de mediação entre o ensinar e o aprender: que desafios? DGES- Desafios de Aprendizagem e Formação de Professores no Ensino Superior. IPViseu, (maio 2018)

Pinto, J. (2018) Pedagogia e Desenvolvimento curricular no Ensino Superior. CNaPPES.18. Universidade de Minho. (julho 2018)

Santo, F (2018) , Filipe Clemente, Bruno Batista, Fábio Cunha, Gonçalves Alves, Paulo Malico & Valter Pinheiro. A Perceção dos Treinadores de diferentes contextos sobre os jogos reduzidos condicionados no processo de treino, VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Rio Maior, 2018

Vasconcelos, A. Â (2018) Ensino especializado de música: percursos e alternativas. Conferência com o mesmo título no âmbito das comemorações dos 30 anos da Academia de Música de Castelo de Paiva, Organização Academia de Música de Castelo de Paiva, 3 de dezembro.

Vasconcelos, A. Â (2018) Formação de professores em Artes: espanto, sonhos e identidades na co-construção da profissionalidade docente. VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação - Utopias Pedagógicas em Artes como Gesto de (Re)Existência, Universidade Federal de Pernambuco, 24 de julho.

Vasconcelos, A. Â (2018) Investigação e Inovação Responsável nas Artes e Comunidades: da inquietação, da colaboração e da partilha. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Organização Universidade de Granada e Universidade do Minho, Setúbal, 21 de junho.

Vasconcelos, A. Â (2018) Património sonoro e musical: por uma ecologia de ação criativa, I Encontro de Património, Educação e Cultura, organizado pelo Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do IPCB, Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Castelo Branco, 22 de novembro.

Wergikosky, M. & Saraiva, L. (2018). Contributos da investigação sobre a própria prática para a preparação e dinamização de tarefas de ciências no 2.º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no 6th International congress of educational sciences and development, Setúbal, 21-23 junho, 2018.