Relatórios de Atividades

Monitorização do Plano de Atividades - 2019 (Fevereiro 2020)

O trabalho desenvolvido entre fevereiro e dezembro de 2019 saldou-se por uma intervenção que envolveu, sobretudo, três dimensões diferenciadas: a) a coesão interna; b) o incentivo aos membros e consequente candidatura ao financiamento pelo IPS de projetos de investigação e c) a organização de grupos de trabalho para concretizar alguns dos objetivos do plano de atividades. No que diz respeito à coesão interna (a) retomou-se a atividade regular, obteve-se um espaço próprio, deu-se seguimento aos contactos via email, organizaram-se momentos formais e informais de trabalho com os membros, auscultando-os nas decisões e nos rumos a tomar sobre a investigação, produção e divulgação de conhecimento.

Relativamente à investigação (b) e no âmbito da candidatura aos projetos financiados pelo IPS, divulgou-se sob várias formas esta oportunidade, organizando uma sessão de trabalho especificamente sobre o efeito no âmbito do CIEF Let´s Talk I. Explicitou-se os termos da candidatura, prestou-se apoio e reuniu-se com alguns investigadores que evidenciaram disponibilidade para se responsabilizar por um projeto. Esta dinâmica permitiu a emergência de sete projetos de investigação, cinco dos quais foram efetivamente apresentados e discutidos numa reunião da comissão científica do CIEF (22 de outubro de 2019), tendo-se aprovado três deles. Divulgaram-se ainda outras oportunidades de candidatura a financiamento externo e aguarda-se o resultado do financiamento de um projeto EE Grants (Sines+capaz+igual). Apesar de relativamente aos projetos financiados pelo IPS, apenas um dos três projetos ter sido aprovado, a dinâmica constituída, em que se apresentaram e discutiram os projetos no âmbito da Comissão Científica do CiEF, foi um dos fatores que contribuíram para o incremento do número de membros investigadores do Centro. Com efeito, as dinâmicas internas criadas e o trabalho desenvolvido, quer em termos formais quer em termos informais, teve como resultado um incremento do número de investigadores que se inscreveram no Centro. Em abril de 2019 estavam inscritos 40 investigadores (33 efetivos e 7 associados) em outubro do mesmo ano esse número era de 55 membros (42 efetivos e 13 associados), o que significa em termos globais um incremento de 54,5%. Não obstante ser impossível efetuar para já uma candidatura a um projeto financiado pela FCT tendo como promotor o CIEF, essa vontade existe e iremos organizar-nos para o conseguir realizar numa próxima candidatura. Apesar destas notas positivas, obviamente que assinalámos também a insatisfação dos colegas que não viram os seus projetos apoiados por motivos que, segundo os seus investigadores responsáveis, não foram suficientemente claros.
Relativamente a grupos de trabalho em funcionamento no âmbito do CIEF (c), a partir do encontro interno organizado em setembro de 2019 – CIEF Let´s Talk I, organizaram-se, a partir dos workshops aí considerados, grupos de trabalho que continuaram a trabalhar em torno dos objetivos dos planos de atividade. Estes diferentes grupos têm reunido com a coordenação do CIEF, sintetizando-se as linhas de trabalho em curso:
       a) Formação de apoio à investigação – está em curso a elaboração de um inquérito de análise de necessidades; a organização de um workshop para o uso de um programa de análise qualitativa de dados; e a criação de um gabinete de apoio à investigação.
     b) Redes e parcerias – definiram-se três centros de investigação com os quais se quer estabelecer um contacto privilegiado com vista à partilha e organização de atividades conjuntas e uma sociedade científica como eventual parceira para a organização de uma tipologia de encontros internacionais.
     c) Encontros científicos nacionais e internacionais- Definiu-se a comissão organizadora e o modelo geral para a criação regular de um encontro nacional, provisoriamente designado: Investigação, construção de saberes e práticas profissionais.
     d) Divulgação: em construção um modelo para uma newsletter do CIEF e a criação e dinamização da página do centro (um aspeto menos positivo esta ainda não estar ativa).
      e) Produção de conhecimento: em construção uma linha editorial para a criação de ebooks

No que se refere à produção científica, de salientar foram obtidas 30 respostas à solicitação realizada pelo CiEF para o envio de informação, o que é bastante satisfatório se tivermos em conta a fraca colaboração relativa a pedidos de informação deste tipo. Assim, apesar da existência de um erro no Plano de Atividades no que se refere aos artigos internacionais (Q1+Q2 e Q3+Q4), em que os números propostos estão trocados, o total de publicações afigura-se bastante relevante. Os indicadores revelam um incremento significativo neste âmbito pois praticamente todos estão acima do que tinha sido previsto. O trabalho a incidir terá de ser no quadro dos artigos internacionais Q1 e Q2, embora no contexto de algumas das áreas onde o CiEF desenvolve o seu trabalho investigativo, tal não seja uma tarefa muito fácil.

Sob o ponto de vista da internacionalização e da mobilidade importa salientar não só a sua relevância, mas o esforço que é necessário fazer, em termos pessoais, profissionais e financeiros, para desenvolver o intercâmbio e, em particular, construir, desenvolver operacionalizar e avaliar projetos de investigação. Contudo, não deixa de se apresentar relevante os projetos de investigação e de intervenção em que um conjunto de investigadores do CiEF estão envolvidos, não obstante não ser o centro o motor destas atividades.