Estrutura e Organização

1. O CIEF-IPS é constituído por membros efetivos e associados que manifestem interesse em pertencer ao Centro.

2. São membros efectivos do CIEF-IPS

a) Os membros fundadores;

b) Docentes e investigadores do IPS, com grau de doutor ou título de especialista;

c) Professores de carreira do IPS;

d) Docentes e investigadores de outras instituições de Ensino Superior (IES) ou de Instituições do Sistema Científico Nacional (ISCN), com grau de doutor ou o título de especialista;

e) Representantes de organizações da comunidade

3. São membros associados do CIEF-IPS:

a) Docentes e investigadores do IPS e de outras IES ou do ISCN, inscritos em programas de doutoramento;

b) Estudantes inscritos num curso do IPS, ou antigos estudantes, desde que participem em projectos desenvolvidos pelo CIEF-IPS;

c) Membros de organizações com os quais o CIEF-IPS desenvolve projetos.

4. Linhas temáticas de investigação

"O CIEF-IPS organiza-se em torno de seguintes linhas temáticas de investigação: (a) Práticas e saberes profissionais em contexto; (b) Territórios, cidadania e criatividades e (c) Políticas Públicas e Processos de coesão social e cultural.

Na primeira linha de investigação, inclui-se o “estudo de práticas e profissionalidades em contextos diferenciados, sobretudo da educação e da formação”.

 A segunda linha centra-se “na ação comunitária, associativismo, participação e cidadania”. Procura-se “investigar novas formas de sociabilidade” animação sociocultural; estudo dos patrimónios (materiais e imateriais)” numa lógica de análise dos “processos de construção e desenvolvimento de mudanças sociais e ações inovadoras”.

Na terceira linha, procura-se “desenvolver trabalho no quadro da construção e regulação da ação pública no âmbito do local como elemento possibilitador de transformação e de emancipação em relação aos fenómenos hegemónicos e numa perspetiva de “localismos cosmopolitas”. Dá-se particular incidência aos processos de inclusão social e cultural no que se refere às crianças, jovens e idosos em situação de risco bem como os mecanismos que potenciam o incremento da convivialidade” .