Publicações

Livros e Capítulos de Livros

2019

Batalha, J. & Costa, A.L. (2019). Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da Gramática. Leal, A., Oliveira, F., Silva, F., Duarte, I. M., Veloso, J., Silvano, P. & Rodrigues, S.V. (Orgs.). A Linguística na Formação do Professor. Das teorias às práticas. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, E-dita, pp. 61-80.

Boavida, A: M., Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., & Duarte, J. (2019). Fichas de trabalho para o aluno, Guiões para o professor - Matemática - Projeto PAT (pp. 77-155). Luanda, Angola: Ministério da Educação da República de Angola.

Costa, A.L. (2019). A contribution to the implicit/explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors. In Awramiuk, E. & Karczewski, D. (eds.). CrossRoads- Issue 24. A Journal of English Studies. Special Issue Linguistics for language teaching and learning, pp. 45-64.

Pereira, L. (2019). Lusofonografias, Ensaios Pedagógicos-Literários. Tubingen: Calepinus Verlag.

Pinto, J. (2019) Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas.   In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Luanda: Ministério da Educação de Angola.

Pinto, J. (2019). Avaliação Formativa: uma prática para a aprendizagem. In M. Ortigão; D. Fernandes; T. Pereira; L. Santos (Coord.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal. Curitiba, CRV Editores. ISBN 978-85-444-3463-5. (pp19-45).

Ponte, J. & Brocardo, J. (2019). Echoes and Influences of Realistic Mathematics Education in Portugal. In International Reflections on the Netherlands Didactics of Mathematics, Marja van den Heuvel-Panhuizen (ed.). Sprigher. The Netherlands. https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20223-1.pdf.

Rodrigues, M., Pires, A., Baía, M., Ferreira, E. (2019) The system of support for academic teachers in of shaping soft skills of their students – improving your teaching – publication for academic teachers. Setúbal: Ed. IPS.

Vasconcelos, A. Â. (2019) Das garagens aos palcos do outro lado do rio: aprender a tocar em contextos não formais e periféricos, In Eduardo Lopes (Coord.) Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical, Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus,pp. 47-68.

2018

Alves, M. P. (2018). “Blasting News: Informação online sob a bandeira do jornalismo participativo”. In José Luís Garcia; Teresa Duarte Martinho; José Nuno Matos; João Carlos Correia; Sara Meireles; Joana Ramalho; Catarina Rodrigues. Os Media em Mudança em Portugal: Implicações da Digitalização no Jornalismo. Cap. 4. pp. 69-81. Lisboa: ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Alves, M. P. (2018). Garcia, José Luís; Martinho, Teresa Duarte; Matos José Nuno; Ramalho, Joana; Cunha, Diogo Silva da. “Sustainability and its contradictory meanings in the digital media ecosystem: contributions from the Portuguese scenario”. In Ana Delicado, Nuno Domingos, Luís de Sousa (Ed.) Vol. III: The Diverse Worlds of Sustainability. Cap. 14. pp. 341-361. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.  ISBN: 978-972-671-505-4, doi.org/10.31447/ICS9789726715054.

Alves, M. P. (2018). Garcia, José Luís; Martinho, Teresa Duarte; Matos, José Nuno; Correia, João Carlos; Meireles, Sara; Ramalho, Joana; Rodrigues, Catarina (2018). Os Media em Mudança em Portugal: Implicações da Digitalização no Jornalismo. Lisboa: ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social. ISBN: 978-989-99607-6-3. Pinheiro, V., Belchior, D., Malico, P., Santos, F. (2018). Manual para Treinadores de Futebol de Excelência.Estoril: PrimeBooks.

Alves, M. P., Garcia, J. L., Martinho, T. D., Ramalho, J., Matos, J. N., Cunha, D. S., Rodrigues, C., Correia, J. C., Graça e S. M. (eds.). (2018). Os Media em Mudança em Portugal: Implicações da Digitalização no Jornalismo. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Brocardo, J., Duarte, J., Boavida, A. M., Delgado, D., & Mendes, F. (2018). Diferenciação pedagógica em Matemática. In J. Duarte, M. Figueiredo, N. Matias (Eds) Manual de Diferenciação Pedagógica em Sala de Aula para Professores do Ensino Primário- Volume II (pp. 113 -196). Luanda, Angola: Ministério da Educação da República de Angola.

Costa, A.L. (2018). Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática. Oliveira, F., Leal, A., Silva, F. & Silvano, P. (Orgs.). Para Óscar Lopes. Estudos de Linguística. Porto: Edições Afrontamento, pp. 61-80. ISBN 978-972-36-1734-4.

Costa, A.L., Rodrigues, S. V. & Sebastião, I. Para que serve a didática? In Correia, L. Grosso, Leão, R., Poças, S. (eds.) (2018). O Tempo dos Professores. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, pp. 811-827. ISBN 978-989-8471-26-0.

Duarte, R., Pires, A. & Nobre, A. (2018)1Mature learners’ participation in higher education and flexible learning pathways in M. M. da Silva, Nascimento et al (eds), Contributions to Higher Engineering Education, p. 33-53, Springer Nature Singapore, Pte Ltd-

Guedes P., Pereira A., Almeida A., Palmeira-Oliveira R., Costa M. (2018). Ageing, Physical Activity and Health: International Perspectives – Routledge - Chapter 4: Global Aging in Portugal. Taylor & Francis Group.

Pires, A. (2018) A Investigação na Formação de Educadores e Professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial. In (Eds) Alves, Gomes, Domingos e Matos, Investigação, Educação e Desenvolvimento. Revisitar o pensamento reflexivo de Teresa Ambrósio. p17-34, Lisboa: Edições Colibri.

Santos, F., Diogo Cabral, Paulo Malico, Valter Pinheiro (2018). Contributos para a melhoria do processo de treino no Futebol Jovem: Um estudo com coordenadores de Escolas de Formação. In: I. Dias, P. Sequeira & M. Barroso. Desporto, Educação e Qualidade de Vida (pp.63-87).

Santos, F. Ana Sousa, Tiago Jacinto, Paulo Malico e Valter Pinheiro (2018). Envolvimento Parental no Desporto: O que pensam os pais das funções do Treinador. In: I. Dias, P. Sequeira & M. Barroso. Desporto, Educação e Qualidade de Vida (pp.38-62).

Santos, F. e Valter Pinheiro (2018). O ensino dos jogos desportivos coletivos através dos jogos reduzidos condicionados. In: I. Dias, P. Sequeira & M. Barroso (eds). Desporto, Educação e Qualidade de Vida (pp.88-111).

Santos, L., & Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante. In F. Veiga (Coord.), O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa: Climepsi Editores.

2017

Alves, M. P. (2017). Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinemática do Tempo do Digital. Covilhã: LabCom. IFP.

Alves, M. P. (2017). O Mundo Enquadrado por Vasco Mendes: A Propósito do seu Filme de Estreia Sinfonia dos Loucos (2010). In A. C. Pereira e L. Nogueira. (orgs.). UBICinema, 2007-2017. pp. 101 - 114. Covilhã: LabCom. IFP.

Assis, M., Gomes, E., Pereira, J. & Pires, A. Eds, (2017) Ensaios entre Arte e Educação, 200 p., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian              

Assis, M., Gomes, E., Pereira, J. & Pires, A. Eds, (2017) Spaces between Art and Education, 185 p., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Cibele, C., Pinto, J Matias, N. (2017) Diferenciação Pedagógica: como trabalhar com grandes grupos, classes multinível e multi-idade.    In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.)  A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola- Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 

Costa A., A., (2917). Setúbal Cidade Vermelha - Sem perguntar ao Estado qual o caminho a tomar (1974-1975), Estuário, 2017

Costa A., A., (2017). Violência política do Estado contra os “de baixo” no contexto da I Guerra Mundial — Um aviso contra aos opositores à guerra, in Violência política no século XX Um balanço, Instituto de História Contemporânea, 2017.

Costa, Ana Luísa, Costa, Maria Armanda & Gonçalves, Anabela. (2017). Capítulo 17. Consciência linguística: aspetos sintáticos. In Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.). (2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português. (Textbooks in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press, pp. 409-438. ISBN 978-3-96110-016-3.

Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., Duarte, J., & Boavida, A. M. (2017). As aprendizagens iniciais em Matemática, Em N. Matias, J. Duarte e M. Figueiredo (orgs), Manual de avaliação pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário, (pp. 97-192). Luanda, Angola: Ministério da Educação da República de Angola. (CL)

Gomes, E., Pires, A. & Gonçalves, T. (2017) Interrupções e Reinvenções. Interromper Automatismos e (re)inventar (tecnologias) de educação escolar, p. 258-283, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian     

Gonçalves, T., Gomes, E. & Pires, A. (2017) Formação contínua de professores e criação de espaços colaborativos e criativos no trabalho da educação: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian, in Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades, p. 157-178, (Orgs) Giseli Barreto da Cruz, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira, Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Curitiba: Ed. CRV              

Guedes P, Pereira A., Almeida A, Palmeira-Oliveira R, Costa MA. Ageing, Physical Activity and Health: International Perspectives – Routledge - Chapter 4: Global Aging in Portugal. Taylor & Francis Group. h

Jorge, A. & Marôpo, L. (2017). Born to be famous? Children of celebrities and their rights in the media.  In J. O'Connor & J. Mercer (Eds), Childhood and Celebrity, pp. 28 - 40. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Marôpo, L.; Sampaio, I.; Miranda, N. (2017). Top Girls on YouTube. Identity, Participation, and Consumption. In Eleá,I.; Mikos, L. (eds.). Young & Creative - Digital Technologies Empowering Children in Everyday Life. Gotemburgo: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media/Nordicom.

Marôpo, L.; Jorge, A. & Henriques, F. (2017). ONG e Meios para a Comunicação: as conquistas e os desafios da APSI.  In C. Cerqueira & S. Lamy (Eds). Vozes Plurais: a comunicação das organizações da sociedade civil, pp. 20 - 30. Lisboa: Coleção SOPCOM.

Mendes, F., Brocardo, J., Duarte, J., Boavida, A. M., & Delgado, C. (2017). Diferenciação pedagógica em Matemática. In N. Matias, J. Duarte e M. Figueiredo (orgs), Diferenciação pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário - Volume 1, (pp. 129-174). Luanda, Angola: Ministério da Educação da República de Angola.           

Pereira A, Marques MC, Silva P. (2018) Exercício físico na prevenção e controlo do défice cognitivo/ demência. 4.º Congresso Nacional Conversas de Psicologia, 3.º Congresso Internacional de Envelhecimentro Activo.

Pinto, J.  (2017) Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas.  In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.)  A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola; Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 

Pires, A. Gomes, Elisabete, E. & Gonçalves, T. (2017) Teorizando espaços entre arte e educação: génese e desenvolvimento do projeto de investigação, in Ensaios entre Arte e Educação, p. 239-258, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Pires, A., Gomes, E. & Gonçalves, T. (2017) Reinventing spaces between art and education - genesis, development and main conclusions of the research project, p. 91-118, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian               

Vasconcelos, A, Â., (2017). “O Ensino e a Aprendizagem de um Instrumento nos Conservatórios e Academias: problemáticas e perspetivas” In Eduardo Lopes (org.) Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical, Goiânia, Editora Kelps, pp. 46-77.

Vasconcelos, A, Â., (2017). Aprendizagens musicais e democracia: um olhar poliédrico e ecológico In Alexandre Shigunov Neto (org.). Educação Musical: reflexões sobre a Docência, Ensino e a Pesquisa, Brasil: Edições Hipótese, pp. 21-41. Disponível em Biblioteca | Edições Hipótese (wixsite.com)

2016

Alves, M. P. (2016). Microcinema: Uma Nova Modalidade de Produção Cinemática do Tempo do Digital. In T. D. Martinho, J. T. Lopes e J. L. Garcia. (orgs.). Cultura e Digital em Portugal. pp. 117 - 134. Lisboa: Afrontamento.

Boavida, A. M., Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., & Duarte, J. (2016). Manual de matemática para professores do ensino primário.  Luanda, Angola: Ministério da Educação da República de Angola.

Costa A., A., (2016) Almeida, Vasco Vieira, in Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril, Coordenação de António Reis, Inácia Reizola e Paula Santos, vol,1, Figueirinhas, 2016

Costa A., A., (2016). A Igreja Católica e a República em Setúbal, in Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão, Coordenação Albérico Afonso Costa et all, edição LASA/Estuário

Costa A., A., (2016). Alberto Augusto Martins da Silva, in Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril, Coordenação de António Reis, Inácia Reizola e Paula Santos, vol,1, Figueirinhas, 2016

Costa A., A., (2016). Campinos, Joaquim Jorge de Pinto, in Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril, Coordenação de António Reis, Inácia Reizola e Paula Santos, vol,2, Figueirinhas, 2016

Costa A., A., (2016). Candal, Carlos Manuel Natividade da Costa, in Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril, Coordenação de António Reis, Inácia Reizola e Paula Santos, vol,2, Figueirinhas, 2016

Costa A., A., (2016). Ensino Ténico, in Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril, Coordenação de António Reis, Inácia Reizola e Paula Santos, vol,3, Figueirinhas, 2016

Costa, A. L.  Catarina Carvalheiro, Rita Marquilhas, Clara Pinto, Fernanda Pratas y Gael Vaamonde (2016).  A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus. In Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.). Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica. Berlim: De Gruyter, pp. 177-198. ISBN 978-3-11-046022-3.

Pinto, J. (2016) A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In Lúcia Amante; Isolina Oliveira, (Coord.) (2016). Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND (pp- 3-36) ISBN: 978-972-674-790-

Pinto, J., Bettencourt, A., (2016) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130

Pires, A. (2016) Between challenges and trends of lifelong learning: Higher Education and the recognition of prior experiential learning, p. 212-237, Jongbloed B. and J. Vossensteyn, (Eds) Access and Expansion Post-Massification. Opportunities and Barriers to Further Growth in Higher Education Participation. Routledge, UK                       

T.P. Figueiredo, M.A. Espada, P.A. Nunes & J.F. Rodrigues (2016). Livro de Atas do “1º Fórum REDESPP – DESPORTO – Construir Redes para a qualidade da formação em desporto no ensino superior: Cooperação e partilha do conhecimento para uma formação de excelência nas profissões do desporto”. Autoria: REDESPP – Rede de Escolas do Ensino Superior Politécnico com Formação em Desporto. Edição: REDESPP e IPS. ISBN: 978-989-99598-2-8

Vasconcelos, A. Â. (2016). “O Ensino especializado de música num tempo de mudanças: singularidades, interdependência e desafios” in António Pacheco (org.) II Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale de Sousa – Olhares e Geografias sobre o Ensino da Música, Lousada: Conservatório do Vale de Sousa, pp. 98-115.

2015

Marôpo, L., Barbalho, Alexandre; (2015) (Org.). Infância, Juventude e Mídia - Olhares Luso-brasileiros. Fortaleza: EdUECE, 288 páginas, ISBN: 978-85-7826-136-8.

Marôpo, L.; Pacheco, Liliana (2015). Representações de crianças e jovens nas notícias: o cenário português. Barbalho, Alexandre: Marôpo, Lidia (Org.) Infância, Juventude e Mídia - Olhares Luso-brasileiros. Fortaleza: EdUECE, pp. 64-75. ISBN: 978-85-7826-136-8.

Pereira A, Marques M.C., Silva A.J..: Mayores: Envejecimiento, Motricidad Humana y Salud. Salud funcional y prevención de caídas. Motricidad humana. Hacia una vida más saludable. Santiago de Chile: Universidad Central de Chile

Pereira, A., Vasconcelos, A., Delgado, C., Silva, C. G., Botelho, F., Pinto, J., Duarte, J., Rodrigues, M. e Alves, M. P. (eds.). (2015). Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Vasconcelos, A. Â., (2015). “Being a composer in an age of uncertainties, risks and diffuse creativity: Training, career and creativities”, in Palmela Burnard, Activating Diverse Musical Creativities: Teaching and Learning in Higher Music Education, London: Bloomsbury, 2015, pp. 177-199.

Vasconcelos. A. Â., Catarina Delgado, Cristina Gomes da Silva, Fernanda Botelho, Jorge Pinto, José Duarte, Margarida Rodrigues e Marta Pinho Alves (2015) (eds), Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto. Ana Pereira, Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

 

Artigos publicados em Revistas Internacionais

2019

Cebola, G., Brocardo, J. (2019) Estratégias, Representações e Flexibilidade na Resolução de Tarefas de Comparação Multiplicativa. Bolema vol 33, nº 64. Rio Claro.

Costa, A. L. & Rodrigues, S.V. (2019). Grammar Teaching in Portugal. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Vol. 12(2), Jun-Jul 2019, pp. 21-40.

Leitão, L., Ana Pereira, Mauro Filho, Gabriela Venturini, Yuri Campos, João Vieira, Jefferson Novaes, Jeferson Vianna, Sandro da Silva, Hugo Louro (2019) Effects of Three Months of Detraining on the Health Profile of Older Women after a Multicomponent Exercise Program. Int J Environ Res Public Health 16(20): 3881.

Mota, M., Ana de Fátima da Costa Pereira, Jorge Frederico Soares, Maria Manuel Oliveira, Paulo Vicente João, Zirlene Santos (2019) intervention with a combined physical exercise training to reduce oxidative stress of women over 40 years of age, Experimental Gerontology, Volume 123, August 2019, Pages 1-9

Pereira, L. (2019). A representação da Serra da Arrábida em Sebastião da Gama. In Sebastião da Gama. Pelo sonho é que vamos (cord. Ribeiro, Reis João), N.º 9. 2018-2019, CLEPUL (CIDH).

Pereira, L. (2019). Lusofonografias, Ensaios Pedagógicos-Literários. In Atas do XXXII Colóquios da Lusofonia, Santa Cruz da Graciosa (pp. 56-60). Lomba da Maia: Associação Internacional dos Colóquios de Lusofonia.

Pereira, L. (2019). Representações literárias do bestiário nuclear mitríaco. In Atas do XXXI Colóquios da Lusofonia, Belmonte (pp. 50-55). Lomba da Maia: Associação Internacional dos Colóquios de Lusofonia.

Santos, F.; Louro, H.; Espada, M.; Figueiredo, T.; Lopes, H.; Rodrigues, J. (2019). Relationship between of coaches’ expectations with instruction and behavior of athletes in football. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19 (2).

2018

Batista, B.; Cunha, F.; Clemente, F.; Sousa, P.; Pinheiro, V.; Santos, F. (2018). A perceção dos treinadores de futebol sobre os jogos reduzidos condicionados no processo de treino". Revista Brasileira de Futsal e Futebol 10 (30): 411-420.

Boavida, A. M., Delgado, C., Mendes, F., & Brocardo, J. (2018). Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem-solving strategies. Journal of the European Teacher Education Network, Vol. 13, 45-57.

Espada, M.; Fernandes, C.; Martins, C.; Leitão, H., Figueiredo, T.; Santos, F. (2018). Goal characterization after ball recovery in players of both genders of first league soccer teams in Portugal". Human Movement, 19 (5).

Ferreira, A.; Santos, R.; Louro, H.; Sousa, P.; Pinheiro, P.; Santos, F. (2018). Notational, sequential, and t-patterns analysis of the tactical schemes of a professional futsal team". Human Movement,19 (5): 29-39.

José M. Tallon, Janine Narciso, Ana Barros, Ana Pereira, Aldo M. Costa, António J. Silva. (2018). Obesity: Nutrition and Genetics—A Short Narrative Review. Health. Vol.10 (12). DOI: 10.4236/health.2018.1012134

Pinto, J & Santos, L. (2018)   Assessment for learning in first years of schooling. PME 42,  Psychology of Mathematics Education. UMEA – Sweden

Pires, A. & Rodrigues, M. (2018). How can ePortfolios promote employment? In M. Laurikainen & I. Kunnari (eds.) Employers’ perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Professional 3.8.2018.

Pires, A. & Rodrigues, M. (2018). Interests of the world of work and transparency in ePortfolio. In M. Laurikainen & I. Kunnari (eds.) Employers’ perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Professional 30.8.201

Pires, A. & Rodrigues, M. (2018). Researching ePortfolios in Higher Education: Challenges and Possibilities. HAMK Unlimited Journal 12.12.2018

Pires, A. & Rodrigues, M. (2018). Teachers’ work in a student-centred approach to ePortfolio. In I. Kunnari (ed.) Higher education perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Journal 7.9.2018

Pires, A., Rodrigues, M., & Pessoa, A. (2018). Transforming pedagogy in Higher Education. In I. Kunnari & M. Laurikainen (eds.) Students’ perspectives in ePortfolios.? HAMK Unlimited Journal 26.1.2018. Retrieved [date] from

 Rodrigues, M. & Pires, A. (2018). An employer’s perspective on the use of ePortfolio – The Randstad Case. In M. Laurikainen & I. Kunnari (eds.) Employers’ perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Professional 14.8.2018

Rodrigues, M., Pinto, J., & Pires, A. (2018). ePortfolio as a Learning and Assessment Tool. HAMK Unlimited Journal 17.12.2018

Santos, F.; Belchior, D.; Mendes, B.; Mauricio, N.; Furtado, B.; Sousa, P.; Pinheiro, V. (2018). Analysis of goal scoring in European elite soccer teams. Journal of Sport Pedagogy and Research 4 (3): 4-15.

Rodrigues, M., Pinto, J., & Pires, A. (2018). E Portfolio as a Learning and Assessment Tool. In I. Kunnari & M. Laurikainen (Eds.) Empowering ePortfolio Process. HAMK Unlimited Journal 17.12.2018. Retrieved [january 7, 2019] from https://unlimited.hamk.fi/ammatillinen-osaaminen-ja-opetus/eportfolio-learning-assessment-tool

Boavida, A. M., Delgado, C., Mendes, F. & Brocardo, J. (2018). Challenging presenvice teachers to produce varied mathematical problem solving strategies. Journal of the European Teacher Education Network 13, 45–57.

Figueira ACC, Figueira MC, Silva C, Padrão A, Oliveira PA, Ferreira RP, Duarte JA. (2018) Exercise Training-induced Modulation in Microenvironment of Rat Mammary Neoplasms.Int J Sports Med. 2018 Nov;39(12):885-892. doi: 10.1055/a-0660-0198. Epub 2018 Aug 10.

Figueira ACC, Cortinhas A, Soares JP, Leitão JC, Ferreira RP, Duarte JÁ (2018), Efficacy of Exercise on Breast Cancer Outcomes: A Systematic Review and Meta-analysis of Preclinical Data.. Int J Sports Med. 2018 May;39(5):327-342.

Camps, A., Costa, A. L. & Sebastião, I. (2018).  Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos. Didacticae 3. Universitat de Barcelona, pp. 5-15. ISSN 2462-2737. (http://revistes.ub.edu/index.php/didacticae/issue/view/1805/showToc)

2017

Costa A. M, costa mj, reis aa, ferreira s, martins j, pereira a (2017) Secular trends in anthropometrics and physical fitness of young Portuguese school-aged children. Acta Médica Portuguesa, Vol 30, No 2

Delgado, C., Oliveira, H. & Brocardo, J. (2017). Práticas do Professor na Discussão de Tarefas que Visam o Desenvolvimento do Sentido de Número: um Estudo no Ensino Básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 57, pp. 323 - 343.

Kunnari, I., Laurikainen, M., Pires, A. O., & Rodrigues, M. R. (2017). Supporting students’ ePortfolio process in Higher Education. HAMK Unlimited Journal 12.12.2017

Mota m p, santos z, soares j, pereira a, fonseca s, peixoto f, gaivão i, oliveira m. (2017) Oxidative stress changes in women over 40 years of age, considering their lifestyle. Frontiers in Endocrinology, section Endocrinology of Aging.

Silva, M. T; Brites, Maria J; Figueiras, R.; Santos, S. C; Amaral, Inês; Marôpo, L.; Jerónimo, P.; Espírito Santo, P. (2017). Between traditional and social media: News repertoires in Portugal. Participations - Journal of Audience & Reception Studies 14 (2), 283 - 300.

2016

Aurélio, j., dias, e., soares, t., jorge, g., espada, m.c., pessôa filho, d.m., pereira, a., figueiredo, t. (2016). Relationship between body composition, anthropometry and physical fitness in under-12 soccer players of different positions. Special Issue on Sports Science and Performance.

Carvalho, Raiana; Sampaio, Inês V.; Marôpo, Lidia (2016). "Entre a dor e a superação: adolescentes com câncer discutem sua representação nas notícias", Animus Revista Interamericana de Comunicação Midiática 15, 30: 224 - 240. E-ISSN: 2175-4977. doi: 10.5902/21754977 https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/19171/pdf.

Costa, a. M., gil, m. H., sousa, a. C., ensinas, v., espada, m. C., pereira, a (2016) Effects of concurrent strength and endurance training sequence order on physical fitness performance in adolescent students. Journal of Physical Education and Sport, 16(4):1202-1206.

Espada, m.c., costa, a.m., louro, h., conceição, a., pessôa filho, d.m., pereira, A. (2016). Anaerobic Critical Velocity and Sprint Swimming Performance in Master Swimmers. Special Issue on Sports Science and Performance.

Espada, M.C., Costa, M.J., Costa, A.M., Silva, A.J., Barbosa, T.M., Pereira, A.F. (2016). Relationship between performance, dry-land power and kinematics in master swimmers. Ata of Bioengineering and Biomechanics (in press) 18: 145-151.

Ferraz r, van den tillaar r, pereira a, marques mc (2016) The effect of fatigue and knowledge of duration upon kicking accuracy and velocity in soccer players. Journal of Sport and Health Science.

Pereira a, costa am, palmeira-de-oliveira a, faria c, soares j, mota m, silva aj, monteiro m, williams j.h.h. (2016) The effects of combined training on bone metabolic markers and muscle functionality in Postmenopausal Women. Science & Sports, 31 (3) 152-157.

2015

Brocardo, J. Kraemer, J. M., Mendes, F., & Delgado, C. (2015). Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “Prawn skewers”. Journal of the European Teacher Education Network, Vol. 10, 86-100.

Casanova n, palmeira-de-oliveira a, pereira a, crisóstomo l, travassos b, costa am (2015) Cortisol, Testosterone and Mood State variation in elite female soccer players over consecutive soccer matches. Accepted to Journal Sports Medicine and Physical Fitness

Gomes, Pedro; Fernandes, Gonçalo; Carvalho, I.; Nora, Diogo; Palinhos, Carlos; Pereira, A.; Nunes, Paulo; Figueiredo, T.; Espada, M.. 2015. "Relação entre a composição corporal, força dos membros inferiores e um teste técnico específico no futebol de formação", Revista de Ciencias del Deporte 11, 2: 163 - 164.

Leitão l, brito j, leitão a, pereira a, conceição a, silva aj, louro h (2015) Retenção da capacidade funcional em mulheres idosas após a cessação de um programa de treino multicomponente: estudo longitudinal de 3 anos. v. 11, n. 3 Motricidade.

Marôpo, L. (2015). Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo. Revista Vozes & Diálogo, vol. 14, n. 2, p. 05-17. ISSN: 2237-4531

Nortvedt, G., Santos, L., & Pinto, J. Assessment for learning in primary school mathematics teaching: The case of Norway and Portugal.Assessment in Education: Principles, Policy & Practice. (DOI: 10.1080/0969594X.2015.1108900) (indexado ao SCOPUS, SJR 0,514 Q2). Publishing  on line 10-12-2015)

Pereira a, costa am, joão pv, espada m, duarte r. (2015) Mixing or Separating Students by Sex during PE Classes? Evidence from 3-a-side Soccer Games. Journal of Physical Education and Sport, Vol 15 issue 4 December.

Pereira a, costa am, santos p, figueiredo t, jõao v, (2015) Training Strategy of explosive strength in Youth female volleyball players in high school. Medicine.

Ricotso, f., nunes, p., espada, m., figueiredo, t., pereira, a. (2015) influência da dança no desenvolvimento da coordenação motora. Revista de Ciencias del Deporte, vol. 11, núm. 2, 2015, pp. 161-162 Federación Extremeña de Balonmano, Mérida, España.

 

Artigos publicados em Revistas Nacionais

2019

Nuno Cunha, João Amante, Ricardo Gomes, Ana Figueira, Teresa Figueiredo, Ana Pereira, Paulo Nunes, Fernando Santos, Mário Espada (2019). Relação entre género ao nível da motivação para prática da atividades desportivas. Revista Medi@ções ESE/IPS v. 7, n. 1

Hugo Leitão, Carlos Martins, Rui Camarada, Ana Pereira, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Paulo Nunes, Fernando Santos, Mário Espada (2019). Motivação para a prática de futebol em quatro divisões portuguesas. Revista Medi@ções ESE/IPS v. 7, n. 1

Roldão, Cristina; Cruz, Carlos M.; Alcântara, Ana (2019). Visita a Setúbal negra (séc. XV-XVIII): Desocultar a história local através da educação não formal. Mediaç@es. v. 7 (2). Lisboa. p. 66-85

Pinto, J; Saraiva, L; Costa, A; Rodrigues R. (2019). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. In Atas do CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Braga: Universidade do Minho.  ISBN 978-989-20-9477-9

Matos, J. & Pereira, T. (2019). “Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística.”, In Matéria-Prima: Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Vol. 7 (2), maio–agosto 2019, quadrimestral. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. ISSN 2182-9756, e-ISSN 2182-9829.

Antunes, S., Ferreira, J. & Matos, J. (2019). “Naturália. Práticas Comparadas.” In Revista Científica EXEDRA. Número Temático EIPE, dezembro 2019. Escola Superior de Educação de Coimbra.

2018

Alves, M. P. (2018). "Recensão Casetti, Francesco. The Lumière Galaxy: Seven key words for the cinema to come, Nova Iorque: Columbia University Press, 293 páginas, ISBN 978-0-231-17243-1". In Comunicação Pública, Vol.13, nº 24. Disponível em http://journals.openedition.org/cp/2083.

Alves, M. P. (2018). "Recensão Casetti, Francesco. The Lumière Galaxy: Seven key words for the cinema to come, Nova Iorque: Columbia University Press, 293 páginas, ISBN 978-0-231-17243-1". In Comunicação Pública, Vol.13, nº 24, disponível em http://journals.openedition.org/cp/2083.

Costa, A.L. (2018). Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: o caso dos pronomes átonos. Medi@ções. Revista online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol. 6, n.º 1/2018, pp. 147-161. ISSN: 1647-3078. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline.

Gomes, S & Pinto, J. (2018). Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa, em Matemática. Medi@ções, Revista on-line da Escola Superior de Educação de Setúbal. V6, nº1.  2018.

Mendes, F. & Costa, A. L. (2018). Para uma bibliografia comentada de livros infantis «com matemática». Revista Educação e Matemática, 147. abril/maio/junho, pp. 3-8. http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=228762&id=19480.

Morais, A., Neves, I., Ferreira, S., Saraiva, L. (2018). A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa, 13(1), 8-32.

Pereira, L. (2018). A representação dos Açores na poesia publicada no almanaque de lembrança luso-brasileiro. In Atas do 30º Colóquio da Lusofonia, Madalena do Pico (pp. 235-255). Lomba da Maia: Associação Internacional dos Colóquios de Lusofonia.

Pereira, L. (2018). As mouras encantadas no imaginário galaico-português. In Atas 29º Colóquio da Lusofonia, Belmonte (pp. 207-235). Lomba da Maia: Associação Internacional dos Colóquios de Lusofonia.

Pereira, T. & Matos, J. (2018).  “Artes Plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativos”. In Matéria-Prima: Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Vol. 6 (2), maio–agosto 2018, quadrimestral. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. ISSN 2182-9756, e-ISSN 2182-9829.

Pires, A. & Pinheiro, A. (2018) A investigação como eixo estruturante da formação de educadores de infância. Revista Mediações, vol.6 - nº2, p.20-34.

2017

Alves, M. P. (2017). "Cinema é digital é cinema". In Forma de Vida, n.º 9, janeiro, disponível em https://formadevida.org/pinhoalvesfdv9.

Costa, Ana Luísa & Sebastião, Isabel (2017). Uma educação linguística para formar cidadão críticos. Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps. Revista Palavras. n.º 50-51, pp. 7-17. ISSN: 0870-7499.

Costa, Ana Luísa, Carreto, Vanessa & Cerqueira, Sónia. (2017). E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa. Helena Topa Valentim & Maria Lobo (orgs.). Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 3, pp. 51-73.ISSN 2183-9077.

Ferreira, S., & Delgado, C. (2017). Desafios na preparação de congressos matemáticos: um estudo sobre as práticas de uma professora estagiária.  Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 5(2), 19-34.

Jorge, A. & Marôpo, L. (2017). Meios digitais e direitos: Perspetivas de jovens com cancro. Comunicação Pública, 12 (22), 01 - 16.

Penilo, J., Pires, D., Rodrigues, M., Pereira, P., Figueiredo, T., Espada M. Pereira A (2017). Análise da aptidão física entre jogadores masculinos juvenis de futsal e de basquetebol. Revista Medi@ções/ESE, v. 3, n. 2.

Silva, M. T.; Figueiras, R.; Brites,M. J.; Amaral, I.; Marôpo, L.;  Santos, S.; Jerónimo, P.; Espírito Santo, P. & Pacheco, L. (2017). Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal. Estudos em Comunicação, 25 (1), 177-199.  DOI: 10.20287/ec.n25.v1.a11.

2016

Costa, A. (2016). Concessivas num corpus da Idade Moderna. Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 1, pp. 209-232.

Costa, A. (2016). Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação. In A. Costa, F. Botelho, L. Solla & L. Soares. Manual de Língua Portuguesa para professores do ensino primário. Luanda: PAT, Ministério da Educação – República de Angola.

Costa, A. (2016). No limiar da escrita compositiva: um estudo exploratório. Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 2, pp. 173-203.

Duque, F., Miguel Serpins, Bernardo Mata, Tiago Zurga, Paulo Nunes, Ana Pereira, Mário Espada, Teresa Figueiredo (2016) O controlo e avaliação do treino em jogadores de futebol benjamins. Congresso Investigação, qualidade de vida e inovação e tecnologia, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém; 4(1): 96.

Espada, M. Teresa Figueiredo, Paulo Nunes, Ana Pereira, Dalton Muller Pessôa Filho. (2016) Relação entre parâmetros de ciclo gestual e desempenho em nadadores master de diferentes escalões etários. Congresso Investigação, qualidade de vida e inovação e tecnologia, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém; 4(1): 104.

Magalhães, Mara; Marôpo, Lidia (2016). "Investigação em Comunicação Digital: uma reflexão sobre métodos para a análise de redes sociais", Revista Comunicando 5, 1: 86 - 103. http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20160706-artigo5.pdf

Pereira, J., Ana Vasques, Liliana Marques, Paulo Nunes, Ana Pereira, Mário Espada, Teresa Figueiredo. (2016) Comparação entre composição corporal e aptidão física em ginastas femininas de trampolins e acrobática. Congresso Investigação, qualidade de vida e inovação e tecnologia, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém; 4(1): 84.

Pinto, J. (2016) – Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica? PROFORMA, 19

Pinto, J. (2016) A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In Lúcia Amante; Isolina Oliveira, (Coord.) (2016). Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND (pp- 3-36) ISBN: 978-972-674-790-

Pires, A. (2016) Recensão crítica do livro Fa(r)do Escolar, in Revista Da Investigação ás Práticas, vol.6 nº2, ESE de Lisboa 

Vasconcelos, A. Â. (2016) “Artes, Comunidade e Cidadania: um encontro dialógico entre formação e intervenção, património e a democracia.” Medi@ções, v. 4, n. 2 (2016): Artes, Comunidade e Cidadania. Disponível em http://mediacoes.ese.ips.pt.                                           

2015

Boavida, A. M. (2015). Pensando sobre a Matemática para perspetivar o seu ensino. Educação e Matemática 132, 1.

Casqueiro, A., Bejan, B., Correia, G., Barreto, P., Gama, R., Nunes, P., Pereira, A., Figueiredo, T., Espada M. (2015). A relação entre o género e motivação para a prática de atividades desportivas. Revista Medi@ções/ESE, v. 3, n. 2.

Casqueiro, André, Bogdan Bejan, Gonçalo Correia, Paulo Barreto, Rafael Gama, Paulo Nunes, Ana Pereira, Teresa Figueiredo, Mário Espada (2015). "A relação entre o género e motivação para a prática de atividades desportivas", Revista Medições, V. 3. N. 2: 40 - 51.

Costa, A. (2015). Gramática & escrita: o caso das contrastivas. Revista Palavras. N.º 46-47, pp. 72-89.

Nunes, P. Carlos Colaço, Paulo Ventura, Paulo Feytor Pinto, Ana Pereira, Mário Espada, Teresa Figueiredo ( 2015). "Sport Tourism: Contributions For An Architectural Design Prototype For Waves Sports Support", Revista Medições, V. 3. N. 2: 52 - 62.

Pires, A. (2015) Experiencialidade e complexidade. Contributos para pensar a formação de adultos. In Revista Interacções Nº. 37, p. 83-99.                  

Pires, A., Gomes, E., Gonçalves, T. (2016) Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço tempo da democracia, Revista Mediações, vol.4 nº2, Setúbal, p. 6-23 

Ricotso, Francisca, Nunes, Paulo, Espada, Mário, Figueiredo, Teresa, Pereira, Ana (2015). Influence of Dance on the Development of Motor Coordination). Revista de Ciencias del Deporte.

Serrano, L ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional. MEDI@ÇÕES V.3, n. 2 - Revista Online da ESE/IPS ISSN: 1647-3078

Tânia Henriques, Nuno António, Marcos Reis, Pedro Paulino, Paulo Nunes, Ana Pereira, Teresa Figueiredo, Mário Espada (2015). "A evolução do desempenho em nadadores masters e relação com género e escalão etário", Revista Medições, V. 3. N. 2: 4 - 15.

Vasconcelos, A, Â. (2015) “Cantar Mais: uma plataforma ao serviço da educação artístico-musical e da Comunidade”. Revista de Educação Musical, n.º 140-141, janeiro de 2014 a dezembro de 2015, pp. 101- 110.

 

Livros de Atas e Livros de Resumos

2019

Almeida, F., Costa, A.L., Pinto, J., Rodrigues, M. R., Saraiva, L. (2019). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. Atas do 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18). S/l: CNaPPES, pp. 247-253. ISBN 978-989-20-9477-9. https://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdf.

Boavida, A., M., Silvestre, A., & Prata, C. (2019). Orchestrating collective mathematical discussions: practices and challenges. Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht University, Feb 2019, Utrecht, Netherlands. hal-02422591 (disponível em https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02422591/document).

Brocardo, Joana (2019). O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e a formação inicial de professores. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/15084.

Carmo, A. & Saraiva, L. (2018).  ABP e geografia: uma leitura bernsteiniana. Atas do   XVI COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA. Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia, pp. 340-348. ISBN: 978-972-636-275-3.

Carmo, A. & Saraiva, L. (2019).  Aprendizagem baseada em problemas na educação geográfica. As perspetivas dos estudantes. Atas do XII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA "Geografias de Transição para a Sustentabilidade.

Correia, I. T., Matos, M. M. & Figueira, S. (2019). Pensar o currículo na educação pré-escolar: processos de (trans)formação colaborativos. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, E. M. Silva, G. Santos, R. Patrício & L. Castanheira (Eds.). IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 138-147). Bragança: Instituto Politécnico.

Correia, I. T., Matos, M. M. & Figueira, S. (2019). Supervisão pedagógica na formação inicial de educadores: modelo de formação em alternância. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, E. M. Silva, G. Santos, R. Patrício & L. Castanheira (Eds.). IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 779-789). Bragança: Instituto Politécnico.

Delgado, C. & Fialho, F. (2019). Recursos multimédia na formação inicial de educadores e professores. Em Atas do X Encontro de Investigadores da Qualidade.

Matos, J., Pereira, T. (2019). “Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística.”, Atas do VIII Congresso Internacional Matéria-Prima: Olhar, Perceber, Criar, Intervir. Documento em PDF. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - Sociedade de Belas-Artes, Lisboa.

Mendes, F., Boavida, A. M., Brocardo, J. & Delgado, C. (2019). Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht University, Feb 2019, Utrecht, Netherlands. hal- 02402233 (disponível em https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02402233/document).

Pires, A. (2019, no prelo) Abordagens inovadoras de formação de professores: interligando arte, ambiente e educação – o caso de Inhotim. Actas do IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 3-5 junho 2019.

Pires, A. L. O., & Rodrigues, M. R. (2019). Desafios ao desenvolvimento profissional docente: o uso das tecnologias digitais no ensino superior. In E-Book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (pp. 3136–3149). S. Luis do Maranhão: Universidade Federal do Maranhão.

Pires, A., Alves, M. Gomes, E. (2019, no prelo) Entre Escolas E Equipamentos De Arte E Cultura: Em Busca De Outros Tempos E Espaços De Educação. Actas Do XXVI Colóquio da AFIRSE, janeiro 2019, Instituto de Educação, Lisboa.

Rodrigues, M. R., & Pires, A. L. O. (2019). Exploração Educativa do Digital Storytelling num programa de mobilidade transnacional no Ensino Superior. In E-Book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (pp. 3612–3624). S. Luis do Maranhão: Universidade Federal do Maranhão.

Rodrigues, M., Pires, A.,Ferreira, E. e Baía, M (no prelo) “Exploration of digital technologies in higher education: teachers' perceptions”, (Poster) Actas do XXI Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE 2019, I.P. Tomar, Novembro 2019, Tomar.

Torres, J. e Figueiredo, M. (2019). De consumidores a produtores. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (1.ª ed., pp. 1091-1093). Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência.

Torres, J., & Figueiredo, M. Â. (2019). De consumidores a produtores. In A. L. Osório, M. J. Gomes, & L. Valente, António (Eds.), Livro de atas xi conferência internacional de tic na educação - challenges 2019 (pp. 375–381). Braga: Universidade do Minho.

2018

Alves, Marta Pinho. (2019). “A Digitalização do Cinema e a Emergência do Cinema Pro-Am”. In Teresa Antas de Barros, et al. (Org.). Ciências da Comunicação: 20 anos de Investigação e Portugal – atas 10º Congresso SOPCOM. cap. Estudos Fílmicos. pp. 471-486. Viseu: SOPCOM. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt.

Alves, Marta Pinho. (2019). “O Cinema de Bases de Dados: Modalidades e Expressões”. In Daniel Ribas, Manuela Penafria, e Sérgio Dias Branco (Ed.). Atas do VII Encontro Anual da AIM. cap. Imagem em Movimento e Estética. pp. 292-301. Lisboa: AIM. ISBN: 978-989-98215-9-0. Disponível em https://aim.org.pt/atas/indice/Atas-VIIIEncontroAnualAIM-28-Alves.pdf, consultado a 06/02/2020.

Boléo, A., Costa, A.L. & Silva, Carolina (2018). Oficina de Português para Fins Académicos. In Pinto, P.R. (coord.) CNaPPES 2017. 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. s/l: CNaPPES, pp. 75-80. ISBN 978-989-99598-9-7. http://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf.

Cruz, Carlos Moreira (2018). Atividades Interculturais: uma experiência de Cidadania. Atas da Conferência Ibero-Americana Nós Propomos. Lisboa.  p. 76-91.

Pereira, T. & Matos, J. (2018). “Arte, Comunidade e Memória Local. Projeto de Street Art em Santiago do Cacém.” In CNAPPES - 5ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior na Universidade do Minho, Braga. ISBN 978-989-20-9477-9.

Pereira, T., Matos, J. (2018).  “Artes Plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativos”. Atas do Congresso Matéria-Prima. Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Documento em PDF. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Pires, A. & Rodrigues, M.R. (2018) Empowering Students in Higher Education. Perspectives on ePOrtfolio Contributions. European Association for Practitioner Research on Improving Learning Conference. Nov.29-Dec1, 2017, HAMK University of Applied Sciences, Hameenlinna (FI), EAPRIL Proceedings, ISSUE 4 – March 2018, p.122-133.

Pires, A. (2018) Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal. Reinventando Paulo Freire nas práticas educativas. Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire, o Legado Global. Volume 1, 2018-97272    ISBN: 978-85-907174-1-6, 2018, Belo Horizonte.

Prata, C., & Boavida, A. M. (2018). Ensinar e investigar na formação inicial: As discussões coletivas enquanto via para ensinar a subtrair. Atas do II Encontro - A formação de educadornull@s e professornull@s na UniverCidade de Évora realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2018 na Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo.

Prata, C., & Boavida, A. M. (2018). Preparar e conduzir discussões coletivas no 2.ºano de escolaridade: Práticas e desafio. In A. Rodrigues el al. (Eds).  Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro em Investigação em Educação Matemática (pp 275-288).  Coimbra: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

Vasconcelos, A. Â. (2018) Formação de professores em Artes: espanto, sonhos e identidades na co-construção da profissionalidade docente in Rudimar Constâncio (org.) Utopias Pedagógicas em Artes como Gesto de (Re)Existência- Anais do VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. Recife: SESC Pernambuco, pp. 35-46.

2017

Alves, M. P. (2017). "O futuro do cinema é cor de laranja": há uma singularidade estética e narrativa no cinema feito com smartphones?" In A. B. Oliveira, C. Maia, e M. Oliveira. (eds.). Atas do VII Encontro Anual da AIM, Lisboa: AIM. Disponível em http://aim.org.pt/atas/Atas-VIIEncontroAnualAIM.pdf.

Basto, M.; Pinto, J. (2017). O feedback oral: um instrumento de diferenciação? (pp. 103- 113). In:  Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em http://afirse.ie.ul.pt/atas-online/

Brocardo, J., Kraemer, J. M., Mendes, F., & Delgado, C. (2017). Tasks to develop flexible multiplicative reasoning. In Dooley, T., & Gueudet, G. (Eds.), Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 3627-3633). Dublin, Ireland: DCU Institute of Education and ERME. ISBN 978-1-873769-73-7

Costa, A. & Mendes, F. (2017).  Investigação na sala do jardim-de-infância.Uma  história infantil com matemática. VIII seminario internacional  El aula como  ámbito de investigación sobre la enzeñaza y el aprendizaje de la  lengua.  GRELL, Universidad de Vic.

Costa, A. & Mendes, F. (2017). Leitura e matemática em diálogo. In AA.VV. Língua e literatura na escola do século XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD]. ISBN: 978-989-96117-4-0.

Jorge, A.; Andrade, M. & Marôpo, L. (2017). A representação da maternidade em celebrity mommy blogs. In A. P. Costa, S. Tuzzo & C. Brandão (Eds.), Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa em Ciências Sociais (pp. 144-153). Oliveira de Azeméis: Ludomedia.

Marôpo, L.; Carvalho, R.; Sampaio, I. (2017). A visão de adolescentes com câncer sobre a divulgação da sua imagem: entre a privacidade e a autoafirmação. In C. Camponez, B. Araújo, F. Pinheiro, I. Godinho & J. Morais (Eds.). Comunicação e Transformações Sociais (vol. 1) - Ciência da Informação, Comunicação e Educação. IX SOPCOM, pp. 274-283.

Marôpo, L.; Silva. M. Torres da & Magalhães, M. (2017). Feminismo online em Portugal: um mapeamento do ativismo no Facebook. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.). Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso, pp. 280-293. Braga: CECS.

Marôpo, L; Silva, M.; Magalhães, M. (2017). Feminismo online em Portugal: um mapeamento do ativismo no Facebook. Livro de atas do 4º Congresso Literacia, Media e Cidadania.

Pinto, J.; Sequeira, A. (2017).   Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado. XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. U. Minho Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación

Rodrigues, M.R., Pires, A. & Pessoa, A. (2017) Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais. Um estudo exploratório na Licenciatura em Educação Básica.  Atas do XIX Simpo´sio Internacional de Informa´tica Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 9 - 11 de Novembro de 2017, CIED, pp.246-251 .        

Rodrigues, M.R., Pires, A. & Pessoa, A. (2017) Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais. Um estudo exploratório na Licenciatura em Educação Básica.  Atas do XIX Simpo´sio Internacional de Informa´tica Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 9 - 11 de Novembro de 2017, CIED, pp.246-251 .         

Rodrigues, M.R., Pires, A. & Pessoa, A. (2017) O papel da Interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: percepção de estudantes do ensino superior in Actas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. Braga de 8 a 10 de maio de 2017, Braga: Universidade do Minho, p. 993 – 1006.

Rodrigues, M.R., Pires, A. & Pessoa, A. (2017) O papel da Interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: percepção de estudantes do ensino superior in Actas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. Braga de 8 a 10 de maio de 2017, Braga: Universidade do Minho, p. 993 – 1006.

Rodrigues, M.R., Pires, A., Pessoa, A. (2017) Higher education students’ perspectives on the use of ePortfolios.?An exploratory study in the context of the Degree in Basic Education. XIX International Symposium on Computers in Education (SIIE), Lisbon, Portugal, 2017.

Rodrigues, M.R., Pires, A., Pessoa, A. (2017) Higher education students’ perspectives on the use of ePortfolios.?An exploratory study in the context of the Degree in Basic Education. XIX International Symposium on Computers in Education (SIIE), Lisbon, Portugal, 2017.

Santos, L., & Pinto, J. (2017). Students’ involvement in mathematics assessment. In B. Kaur, W. K. Ho, T. L. Toh, & B. H. Choy (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME.

Santos, L., & Pinto, J. (2017). Students’ involvement in mathematics assessment. In B. Kaur, W. K. Ho, T. L. Toh, & B. H. Choy (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME.

Silva, M.T; Magalhães, M.: Marôpo, L. (2017). Feminismo Online no Brasil e em Portugal: um Mapeamento do Ativismo no Facebook. In Lopes, M. I; Ribeiro, N, Castro. G. , Burnay, C. (org.) Ibercom 2017 - Livro de Atas.

2016

Alves, M. P. (2016). "Regresso ao quarto 666: O cinema no tempo do digital". In P. Cunha, S. Viegas, e M. G. Castro. (eds.). Atas do VI Encontro Anual da AIM, Lisboa: AIM. Disponível em http://aim.org.pt/atas/Atas-VIEncontroAnualAIM.pdf.

Bastos; M. &Pinto, J. (2016) O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1º ciclo. XXIII ème Colloque AFIRSE 2016 As Pedagogias na Sociedade Contemporânea: desafios às Escolas e aos Educadores (pp.167,168)

Canavarro, A. P. & Delgado, C. (2016). Recursos na formação de professores que ensinam matemática. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (321-324). Évora: Universidade.

Duarte, R., Pires, A., Nobre, A. (2016) Flexibilização do percurso de aprendizagem num curso de licenciatura dirigido a trabalhadores estudantes. In Actas do TICAI 2016, Universidade de Vigo, pp 7-14, TICAI 2016

Duarte, R., Pires, A., Nobre, A. (2016) Increasing Adult Students’ Learning Opportunities with Flexible Learning Pathways: Evidence from a Technology and Industrial Management Graduate Course, in Proceedings of the CISPEE

Gomes, E., Pires, A. & Gonçalves, T. (2016) Composições Interdiscursivas com as linguagens pedagógica e Artística, Actas do XIII Congresso SPCE, Viseu: Ed. SPCE, pp. 350-359 

Mendes, F. & Costa, A. (2016). Livros de Histórias – Um percurso para a aprendizagem da Matemática e do Português na Educação de Infância. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos. Livro de Atas do EIEM 2016. Lisboa: SPIEM. pp. 243-256.

Oliveira, C., & Boavida, A. M. (2016). Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridade: os problemas enquanto ponto de partida. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (211-228). Évora: Universidade

Pinto, J. & Santos, L. (2016). Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões.28º Colloque de l`ADMEE-Europe.  Actes du 28º Colloque Internacional de l`ÁDMEE- Europe

Silva, C. G da & Pinto, J. (2016). Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção. In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio & P. Abrantes (Orgs.). A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos: 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (pp. 599-614). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.

Vasconcelos, A. Â. (2016) “A Escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum” in Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. (Coords.). (2016). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação.

Vasconcelos, A. Â. (2016) “As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas” in Veiga, F. H. (Coord.) Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 475-487.

Vasconcelos, A. Â. (2016) “As práticas artísticas na educação e a convivialidade entre diferentes: desafios para uma ecologia aprendente” in António Edson Cadengue & Rudimar Constâncio Anais do V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação. Recife: SESC e Universidade Federal de Pernambuco. CDRom.

2015

Conceição, P., Canhola, F., Lopes, C., Reis, J., Silva, M., Nunes, P., Figueiredo, T., Pereira, A., Espada, M. (2015). Motivação para o envolvimento em desportos individuais e coletivos em indivíduos ativos na prática desportiva. I International Congress of Physical Activity – The contact with nature, privileged intervention of future. 28, 29 e 30 maio. (Poster).

Costa, A. (2015). Pois é… In AA.VV. Literatura e gramática: um diálogo infinito. Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD].

Gomes, P., Palinhos, C., Nora, D. Carvalho, I., Fernandes, G., Figueiredo, T., Pereira, A., Nunes, P., Espada, M. (2015). O efeito de 16 semanas de treino em jogadores iniciados de futebol. 1º Congresso Ibero Americano - Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Pinto, J. (2015) Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto Avena.  In: Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação. ISBN: 978-989-99447-0-1 (pp. 41-47).

Pinto, J; Silva, C. (2015). Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios. Atas do 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação (2015). ISPA, Lisboa. (pp. 2-14)

Pinto, J; Silva, C. (2015). Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios. Atas do 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação (2015). ISPA, Lisboa. (pp. 2-14)

Pires, A., Gonçalves, T. Gomes, E. (2015) Formação Contínua de Professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian, in Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar pra´ticas em contexto. Coord. Pereira, Vasconcelos, Delgado, Silva, Botelho, Pinto, Duarte, Rodrigues & Alves Setúbal: Ed. Escola Superior de Educac¸a~o do Instituto Polite´cnico de Setu´bal.

Roseta, M.; Sequeira; A.; Pinto, J. (2015) A aprendizagem da escrita e avaliação reguladora: uma prática integrada frutuosa? Atas do XXII Colóquio AFIRSE (2015)

Santos, F., Santos, D., Coelho, F., Espada, M, Figueiredo, T., Pereira, A., Nunes, P. (2015). A prestação de serviços de fitness – o caso dos ginásios e health clubs existentes em Setúbal. Congresso Responsabilidade Social Corporativa e Gestão do Desporto Sustentabilidade da Atividade Desportiva. Escola Superior de Desporto de Rio Maior / Instituto Politécnico de Santarém. 30 de abril e 1 de maio. Poderá ser acedido em: https://goo.gl/2eD1LQ

Santos, N., Almada, R., Moreira, T., Figueiredo, T., Pereira, A., Nunes, P., Espada, M. (2015). A ausência de atividade física no ensino básico e secundário em alunos do distrito de Setúbal. I International Congress of Physical Activity – The contact with nature, privileged intervention of future. 28, 29 e 30 maio. (Poster). Poderá ser acedido em: goo.gl/bN1mS3

Vasconcelos, A. Â. (2015)“As políticas públicas no ensino de música no cruzamento entre múltiplos processos de regulação: do transnacional e do micro-local”, in Fórum Português de Administração Educacional, Ana Patrício Almeida, Luis Leandro Dinis, Guilherme Rego da Silva (eds) Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero- Americana - Atas do  IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação,  Lisboa, CDRom.

Vieira, M. & Pinto, J. (2015). O portefólio na área do estudo do meio no 1º ciclo do ensino básico. In Diversidade e complexidade da avaliação em educação e formação: contributos de investigação: atas do XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (p. 1342-1343). Lisboa: Instituto da Educação da Universidade

Vieira, M.; Pinto, J. (2015) O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação. ISBN: 978-989-99447-0-1 (pp. 217-233)